Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

O valor do pensamento

Este é nosso bem mais precioso. Não pesa, não é palpável nem mensurável. Esta extraordinária função mental que agrega idéias, conceitos e memórias nos diferencia de outros seres e nos deu a hegemonia sobre o planeta. Através dele podemos ir além de nossos instintos primitivos e das nossas reações impulsivas. Podemos antecipar os desfechos das nossas ações para podermos decidir melhor. Com o pensamento podemos fazer muito. Tanto para o bem quanto para o mal.

É através do pensamento que integramos conceitos a respeito no mundo, das pessoas e de nós mesmos, fazendo com que se crie padrões de como nos relacionamos com o mundo interno e externo. Infelizmente esse mesmo pensamento, tão poderoso, pode sofrer perturbações causando sérios transtornos para a vida do indivíduo e da sociedade.

O pensamento pode ser pobre e raso (e facilmente manipulável), fruto de baixos níveis educacionais, pouca leitura e elevados níveis de miséria. Ele pode ser negativo e desesperançoso advindo da depressão. Depreciativo e inseguro devido a baixa autoestima. Ele pode ser partido e desconectado da realidade na esquizofrenia, deteriorado no Alzheimer.
Pensamento é uma interpretação dos fatos que vivenciamos baseado naquilo que somos (nossas memórias, crenças e personalidade). Só porque pensamos não quer dizer que é verdade. Mais saudável é aquele que consegue pensar de várias formas, enxergar de vários ângulos aquilo que acontece em sua volta. Infelizmente existem pessoas que não conseguem criar interpretações alternativas do que vivem. Se agarram às suas crenças e ideias não questionando se as mesmas são realistas.

Publicidade

Acredito que um fator que contribui para a pobreza (moral, social e econômica) de nosso país é a falta de pensar e poder prever os acontecimentos que decorrem das nossas ações. E essa pobreza, por sua vez, torna a população menos pensante. Ou seja, um ciclo vicioso em que dificulta nosso crescimento como nação. E infelizmente não há no horizonte uma sinalização clara que a educação é prioridade. Educação ajuda a pensar. E quem pensa é menos engambelado.
Decidi escrever sobre o pensamento nesta coluna pois pensar sobre o pensamento é construtivo. Discutir ideias e conceitos é vital para o saudável desenvolver de nossa sociedade. É somente através do pensar que podemos tomar decisões que favoreçam uma vida mais justa e prazerosa. Discutir ideias faz bem à saúde. Convido os leitores a exercitar seus pensamentos com esta coluna (concordando ou não). Desejo bons pensamentos a todos e até breve.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.