Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva mente

Recomendações para 2020

Em 2019, pudemos observar um acirramento das diferenças de opiniões com muitos conflitos e brigas, muitas vezes alimentadas por fake news. A tolerância e o respeito deram lugar às trocas de ofensas e agressões. E nisso, muitas pessoas perdem o foco de suas próprias vidas. Faço aqui algumas sugestões para que as pessoas possam se centrar naquilo que de verdade pode trazer beneficio próprio e para os seus.

Tenha metas e objetivos. É maior a chance de realizarmos algo se está no papel, de preferência em local visível. Não esqueça que metas são processos e, dentre de cada meta, há etapas menores que precisam ser planejadas a fim de obtermos o resultado esperado. Use o ano que passou como parâmetro para traçar novas metas, pois assim tendemos a ser mais realistas.

Faça um orçamento e planejamento financeiro. Dívidas podem causar problemas. Assim como muitas vezes nos privamos desnecessariamente de bons momentos para acumular. Esta é uma atividade familiar. De pouco adianta uma pessoa estar planejada se os outros integrantes da família desconhecem tal planejamento.

Publicidade

Exercite-se. O sedentarismo está associado a uma série de transtornos físicos e mentais. Se ainda não descobriu qual a atividade te motiva, experimente. Não espere a motivação para iniciar uma atividade, pois ela vem depois.

Aprenda algo novo. Estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento é ótimo para o cérebro, criando novas conexões e retardando os efeitos do declínio das funções mentais. Estabeleça limites para si e para outros. Não podemos comer tudo que queremos sem engordar, não podemos comprar tudo que queremos sob pena de perdermos o equilíbrio financeiro ou a satisfação da conquista, assim como não podemos agradar a todos o tempo todo. Limites servem para proteger.

Organize seus horários. Recomendo ter um calendário visível onde possa-se visualizar seu dia, semana e mês. Muitas pessoas queixam-se de não ter tempo. Na maioria das vezes é uma questão de reorganizar e realocar atividades. Assim podemos ter tempo para lazer, atividade física, conviver com a família. Não procrastine, porém não seja imediatista. Tarefas acumuladas costumam aumentar de tamanho. Tente não deixar para depois. Mas lembre-se que a maioria das tarefas fazem parte de um processo e o resultado final leva tempo.

Publicidade

Exercite a empatia, seja solidário e cooperativo. Em tempos tão individualistas, se colocar no lugar do outro é salutar, assim como querer o bem do outro e colaborar para que isso aconteça é fundamental para melhorarmos como sociedade. Desejo que todos tenham em 2020 uma vida que valha a pena ser vivida e compartilhada, com muito amor, alegrias e paz.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.