Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vôlei

Bernardinho chama Escadinha de volta à seleção após mais de dois anos

Considerado muitas vezes o melhor líbero da história do vôlei, Serginho Escadinha está de volta à seleção brasileira após uma “aposentadoria” que durou dois anos e nove meses. O atleta havia se despedido dos companheiros em Londres, após a prata olímpica de 2012 (antes havia conquistado o ouro em Atenas-2004 e outra prata em Pequim-2008), mas teve uma surpresa nesta segunda-feira, 13. O líbero de 39 anos (completa 40 em outubro), voltou a ser convocado por Bernardinho em uma lista com 25 nomes que defenderão a equipe nacional na Liga Mundial (de maio a julho) e nos Jogos Pan-Americanos, de 10 a 26 de julho, em Toronto, no Canadá.

“Estou muito feliz. Uma convocação é sempre especial, é um chamado. Fiquei longe desde Londres, estava como torcedor durante esse tempo todo, e sei bem o tamanho da responsabilidade que é defender o Brasil. É bom estar de volta, estou jogando em alto nível, vindo de uma temporada muito boa pelo Sesi e vou dar o meu melhor, vou jogar pela minha família, pelos meus amigos e pelo povo brasileiro, que sempre me deu muito apoio e carinho”, afirmou Escadinha por meio de sua assessoria de imprensa.

Durante o anúncio feito no Rio de Janeiro, Bernardinho explicou que já vinha conversando com o líbero para saber sobre suas condições físicas e a vontade de retornar à seleção. O bom desempenho em quadra Escadinha mostrou na Superliga, torneio no qual sua equipe sagrou-se vice-campeã neste domingo, 12, após perder a final para o Cruzeiro.

Publicidade

“Agora não é hora de teste. Ele fez uma ótima Superliga. Ele disse que, se tivesse dúvida sobre sua condição, me falaria para não o chamar. O convite foi nosso. Teremos uma programação especial para ele e vamos usá-lo de forma inteligente em amistosos e na Liga, de uma forma mais consistente, para ver como ele reage. Claro que a programação de um jogador de quase 40 anos não é igual a de um mais jovem. Olimpíada no Brasil é uma hora em que experiência pode ser fundamental”, afirmou Bernardinho. “Serginho é líder e exemplo ao longo desses anos na seleção. Ele tem uma história de vitórias. É um exemplo dentro e fora da quadra para o grupo. É um jogador que venceu pela necessidade e liderou pelo exemplo”, completou o treinador da seleção masculina.

Escadinha jogou na seleção por 12 anos e, além das três medalhas olímpicas, conquistou o bicampeonato Mundial (2002 e 2006), o título da Copa do Mundo (2003), o bi dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2011) e o hepta da Liga Mundial, entre outros. Na entrevista coletiva, Bernardinho disse também que parte dos 25 convocados serão para a disputa do Pan de Toronto e já destacou para o evento canadense os ponteiros Lucas Loh e Maurício, o central Maurício Souza, o oposto Renan e os levantadores Murilo Radke e Fernando Cachopa.

VEJA A LISTA COMPLETA:

Publicidade

Ponteiros: Lucarelli, Lipe, Murilo, Lucas Loh, Mauricio e Samuel

Centrais: Lucão, Sidão, Isac, Eder, Mauricio Souza e Riad

Opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Evandro e Renan

Publicidade

Levantadores: Bruninho, William, Raphael, Fernando Cachopa e Murilo Radke

Líberos: Mário Jr., Felipe, Thiago Brendle e Serginho Escadinha

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.