Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Festa da Alegria

Abertura, em 84. A corte: Janine, Cristiane e Simone. Ao microfone, o secretário estadual Luiz Adams. Ainda aparecem: deputado Ivo Mainardi, prefeito Wink e o bispo dom Alberto (os três já falecidos), e o repórter Norberto Frantz

Lembramos hoje um pouco da primeira edição da Oktoberfest, realizada de 28 de setembro a 7 de outubro de 1984. A data de início gerou polêmica, pois a festa de outubro começava em setembro. A tentativa de fazê-la coincidir com o aniversário de Santa Cruz do Sul (28 de setembro) acabou sendo deixada de lado a partir de 1990.

A criação foi ideia do secretário de Turismo, Ademir Müller, com o apoio do então prefeito Armando Wink. Ele buscou preencher um espaço deixado pela Festa Nacional do Fumo (Fenaf), que teve a terceira e última edição em 1978.
A festa nasceu modesta. O espaço utilizado no parque, por exemplo, não ultrapassava a alameda em que hoje se encontra a Vila Típica. O Ginásio Poliesportivo ainda não existia.

Publicidade

Os shows eram mais regionais. Nos dez dias, apresentaram-se Os Canarinhos, do Colégio São Luís; Coral Madrigal; Instituto Musical Mascarenhas e Grupo Canto Livre, entre outros.  Houve uma atração internacional: a banda Haubersbronner Dorfmusikanten, da Alemanha. Ainda ocorreram exibições de acrobacias aéreas e desfiles de moda.

No primeiro final de semana, faltou comida para atender 60 mil visitantes. O problema foi resolvido para o segundo. O público total chegou a 140 mil pessoas. Foram consumidos 63,5 mil litros de chope e cinco toneladas de alimentos. A primeira rainha foi Cristiane Bublitz, da Sociedade Aliança. As princesas foram Simone Scholz (Sesc) e Janine Antonio (Corinthians). Desde a primeira edição, a festa conta com a exposição agropecuária, comercial e industrial.

Publicidade

Pesquisa: Gazeta do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.