Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Primeiro bispo

Recebemos do leitor Hélio Bischoff uma foto de dom Guilherme Müller, primeiro santa-cruzense a tornar-se bispo da Igreja Católica. Ele nasceu em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz do Sul, em 28 de junho de 1877.

Era filho dos imigrantes alemães Leonardo e Josephina Müller. Estudou em sua terra natal e fez o seminário em Caxias do Sul. Foi ordenado padre em 3 de julho de 1900. 

Publicidade

Depois de atuar em Santa Maria e Caxias do Sul, foi nomeado como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de junho de 1926, na antiga Igreja Matriz de Santa Cruz do Sul.

Sua posse em Barra do Piraí aconteceu em 9 de outubro de 1926. Atuou naquela diocese por nove anos, com o lema “Longe de mim gloriar-me senão da Cruz de Cristo”.

Ele voltou a Santa Cruz em 3 de fevereiro de 1929. Naquele dia, na presença da comunidade, procedeu à bênção da pedra angular da nova Igreja Matriz, que hoje é a Catedral São João Batista.

Publicidade

Parentes do bispo ainda moram na cidade. Leonardo e Josephina Müller eram muito católicos. Além de Guilherme (Wilhelm), também foram pais do padre Carlos Müller.
Em 11 de dezembro de 1935, aos 58 anos, dom Guilherme faleceu na Comunidade dos Maristas, no município de Mendes (Rio de Janeiro). Seus restos mortais estão sepultados na Catedral de Santana, em Barra do Piraí.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.