Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Gráfica Minerva

O leitor Harry Genehr enviou à coluna fotos que lembram a antiga Litografia Minerva de Santa Cruz do Sul. Uma é do time de basquete da empresa, campeão municipal e campeão estadual do Sesi em 1953/4. De pé, estão Harry, Delmar Seibel (Fifi), Lauro Seidel (Laurinho, ex-goleiro do EC Avenida) e Arno Heberle. Agachados: Gilberto Bartz, Sérgio Menezes e Leo Quatke.

A outra imagem é de 24 de abril de 1947. Naquele dia, a gráfica reuniu funcionários, diretoria, clientes e autoridades para comemorar os dez anos de sua fundação. A festa, que teve churrasco, chope e homenagens, foi na antiga Sociedade de Atiradores, onde hoje está o Colégio Mauá.

A Minerva foi fundada no final de 1933, por iniciativa do médico e empreendedor Heinz von Ortenberg. Tinha como sócios Alberto Ott, Henrique Ott e Alfredo Quatke. Em cinco anos, tornou-se uma das gráficas mais conhecidas do Estado, prestando serviços para grandes empresas do Brasil.

Publicidade

Sua sede inicial era na Rua Borges de Medeiros, 274, onde hoje é o Edifício Leonardo Da Vinci. O antigo prédio foi construído com tijolos a vista e, anteriormente, havia abrigado a primeira sede da Cia. de Fumos Santa Cruz.

Na foto da festa dos dez anos, aparecem os sócios-proprietários Alberto, Heinz, Henrique e Alfredo. Eles estão sentados, na primeira fila. A saudação aos presentes foi feita por Manfred Ott, filho de Henrique. A Minerva encerrou suas atividades em maio de 1976.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.