Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Médicos e hospital

Semana passada, lembramos um pouco da história do antigo hospital de Vale do Sol, quando a localidade se chamava Trombudo e era distrito de Santa Cruz do Sul. Hoje, destacamos os primeiros médicos que lá atuaram.

A vila tornou-se importante para a saúde em 1936, quando lá chegou o primeiro médico, dr. José Zeilmann. Como os moradores do “lado de lá” do Rio Pardinho tinham dificuldades para consultar em Santa Cruz, especialmente em épocas de enchentes, davam preferência a Trombudo.

Zeilmann ficou pouco tempo e foi substituído pelo jovem médico René Maura. Competente, era procurado por doentes de várias regiões. Sem hospital, os doentes ficavam hospedados no hotel de Augusto Emmel. 

Publicidade


Emmel fez o hospital
Reprodução

Maura e o farmacêutico Arno Ullmann convenceram Emmel a construir um hospital, o que ocorreu em 1937. Com médico, hospital e farmácia, Trombudo virou referência em saúde.

Após duas décadas, Maura saiu. Assumiu então o médico santa-cruzense Luiz Jacobus, que fez história na localidade. Era competente e dedicado, chegando a dormir no quarto de pacientes em estado grave. 

Publicidade

Ele foi vereador em Santa Cruz e atuou por vinte anos em Trombudo. Era chamado “pai dos pobres”, atendia a qualquer hora e não cobrava de quem tinha dificuldades.


Jacobus na formatura
Reprodução

Jacobus liderou a ampliação da casa de saúde. Ajudou a equipar a sala cirúrgica, inclusive doando instrumentos. Filiado ao antigo PTB, sofreu perseguição durante a ditadura militar. 

Publicidade

Luiz foi casado com a ex-vereadora Glória Buglione Jacobus. Faleceu em 1971 e ainda é muito lembrado em Vale do Sol.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.