Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Berço batista (II)

Semana passada, lembramos que a primeira Igreja Batista do Rio Grande do Sul foi criada na vila de Formosa. Na época, a localidade pertencia a Santa Cruz do Sul. Atualmente, integra Vale do Sol.

Ela foi fundada em 5 de outubro de 1893 pelo pastor August Matschulat, que veio da Alemanha com a família. Antes, o casal Frederica  e Karl Feuerharmel já convertia os vizinhos em Formosa.


Harry: gaiteiro desde jovem

Publicidade

A primeira igrejinha, com mais de 120 anos, continua de pé e, aos domingos, é aberta para cultos e estudos bíblicos. Ela fica no meio de ampla área verde e o acesso é por uma alameda com coqueiros.

August, junto com a esposa Henriette, deixou uma grande obra na região e no Estado. Faleceu em 1939 e está sepultado em Panambi (RS). Em seu lugar, ficou o filho Guilherme Matschulat.

LEIA MAIS: Berço batista (I)

Publicidade

Com a morte de Guilherme, assumiu seu filho Harry Matschulat (neto de August). Ele é um estudioso da Bíblia, toca gaita, conhece hinos em português e alemão e sempre morou na propriedade onde fica a capela. 
n Em abril de 2017, Harry fará 90 anos. Diz que é auxiliar de pastor e que gostaria muito que um de seus filhos ficasse em seu lugar, mantendo a tradição da família Matschulat na localidade.


Matschulat preserva história da igreja

Em 1910, aconteceu em Formosa a primeira assembleia da Associação das Igrejas Batistas do Rio Grande do Sul. Em 2010, ocorreu a Convenção Batista Pioneira em Santa Cruz, lembrando o centenário da assembleia.

Publicidade

PESQUISA: livro Nossa Terra, Nossa História, de Ireno Finkler.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.