Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Parque da Gruta

O Parque da Gruta, que está sendo remodelado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, começou a ser usado para lazer por volta de 1900, quando o intendente Galvão Costa lá instalou a Hidráulica Municipal.

Com a hidráulica, as famílias e amigos visitavam o local para realizar piqueniques. Em 1969, o prefeito Edmundo Hoppe oficializou o parque.

O Comtur, presidido por Paulo Jochims, coordenou a primeira etapa das melhorias, que incluíram reforma do acesso, plantio de flores, árvores e outras. Ari Sulzbacher comandava a Secretaria de Obras, e a jardinagem ficou a cargo de Fritz Kernbeiss. 

Publicidade

A inauguração foi marcada para 14 de dezembro de 1969, mas uma chuvarada impediu o ato. Em 1971, Paulo Rauber Filho assumiu o Comtur e deu continuidade às melhorias, inclusive com a construção de um galpão rústico com churrasqueira. 


Parque passou a receber mais investimentos públicos na década de 70

Em 1973, com a eleição do prefeito Elemar Gruendling, foi criada a Secretaria de Turismo, comandada por Rauber. A meta era ampliar os investimentos no Parque Turístico da Gruta dos Índios. 

Publicidade

As melhorias continuaram, com a criação de um playground, de dois laguinhos, plantio de mais árvores (como o coqueiro Gogó da Ema) e outros. O local passou a sediar eventos (inclusive uma apresentação da Ospa) e caiu no gosto da população.

Em 1968, pesquisas identificaram vários objetos indígenas na área do parque, possivelmente de tribos nômades. Mas elas concluíram que a gruta não havia servido de moradia para esses grupos. Com isso, o nome original mudou de Gruta dos Índios para Parque da Gruta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.