Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Bailes de Carnaval

A Aliança Santa Cruz realizou, no sábado, baile de Carnaval tradicional, embalado pelas famosas marchinhas. Muitos aproveitaram para matar a saudade, pois essas festas praticamente acabaram na cidade.

Os bailes mais tradicionais ocorriam na Aliança, Ginástica, Clube União, Corinthians e SCB União. A Aliança, por muitos anos, realizava quatro noitadas, sempre com grande presença de público. 

Até os anos 40 e 50, o público era comportado e os homens vestiam terno. Os pais costumavam acompanhar as filhas e, das mesas ou dos camarotes, ficavam de olho na movimentação. 

Publicidade

Por muito tempo, os bailes de terça-feira terminavam à meia-noite, para não invadir o primeiro dia da Quaresma, período em que a igreja proibia festas. Na Quarta-Feira de Cinzas, os católicos também não comiam carne e até os vendedores de cachorro-quente, que ficavam em frente aos clubes, respeitavam. Ou fechavam as carrocinhas ou iam vender um pouco mais longe, para não se complicar com o vigário.

Os blocos movimentavam o Carnaval. Destaque para Os filhos do Inferno, Bam-Bam-Bam, Turunas, Índios Tabajaras, Vagalumes do Amor, Filhos da Lua, Pif Paf e outros. Eles desfilavam no Centro e iam para os bailes.

A leitora Ilse Plümer encaminhou à coluna foto do bloco da Sociedade Ginástica, nos anos 50. O grupo costumava visitar todos os clubes da cidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.