Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Segredo de Fantomas

Em janeiro, escrevemos duas colunas lembrando do telecatch, programa de luta-livre que fez sucesso nas décadas de 60 e 70 na televisão. Os embates eram uma encenação, mas ninguém perdia o show.

Um dos lutadores mais admirados era o misterioso Fantomas, o Justiceiro Negro. Ele era do bem, vestia roupa preta com detalhes brancos, capa e ocultava o rosto com uma máscara. Não dobrava um dos joelhos e ninguém o derrubava. 

O personagem, criado em São Paulo na década de 1960, foi interpretado por diversos lutadores, pois a máscara permitia a troca. Mas para encarnar o herói, era preciso autorização do detentor do nome e se comprometer a não usar golpes baixos. Os intérpretes faziam um pacto de silêncio e não revelavam sua identidade. 

Publicidade

No Ringue Doze (na antiga TV Gaúcha, hoje RBS), Fantomas também lutava. No Estado, por muito tempo, o Justiceiro foi encarnado pelo militar Propício Gazzana da Silva, natural de Caxias do Sul.

O santa-cruzense Renê Krueger, que é militar da reserva, foi colega de farda de Propício no 3º Batalhão de Polícia do Exército (PE), em Porto Alegre. Segundo ele, ninguém conhecia o segredo do amigo. 

Publicidade

Propício era instrutor de artes marciais e um dos fundadores da Cia. de Escolta e Guarda. Foi chefe de segurança do ex-governador Euclides Triches e segurança do ex-presidente Emílio Médici.

Krueger lembra que o sargento Propício era um colega exemplar e amigo de todos, sempre pronto a ajudar. Quando faleceu, em 2006, é que sua identidade de lutador foi revelada publicamente. Por anos, nem a família sabia que ele era o Fantomas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.