Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Capela Santa Helena

n O mês de abril de 1921 foi de euforia entre os católicos santa-cruzenses, pois teve início a construção da capela do Hospital Santa Cruz. Inaugurado em 1908, o hospital dispunha de uma capela junto à antiga portaria (à esquerda de quem ingressa no PA). Mas seu crescimento requeria que o espaço fosse destinado a outras atividades.

As Irmãs Franciscanas, que dirigiam a casa de saúde, eram muito benquistas e contaram com o apoio dos padres jesuítas para mobilizarem a comunidade. Em pouco tempo, já havia a garantia de que a obra poderia começar e não sofreria interrupções.

O local escolhido foi o terreno que existia na esquina das ruas Fernando Abott e Marechal Deodoro. O projeto e execução foram do engenheiro Heimberto Carlos Puhlmann.
n Tudo foi estudado para garantir que a capela formasse um conjunto arquitetônico com o prédio do hospital. Também houve a opção pela entrada independente, para facilitar seu uso pela população.

Publicidade

Em 1º de novembro de 1922 (18 meses após o início das obras), com grande festa, a capela foi inaugurada. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker. 

A edificação tem características da arquitetura eclética, com detalhes em estilo neogótico. A sua padroeira é Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. Ela foi responsável pela construção de diversas basílicas em lugares santos, o que fortaleceu o cristianismo. Em 2012, a capela foi restaurada com o auxílio da comunidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.