Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Dentista Müller

Os leitores Nelsi e Davi Müller nos encaminharam foto do antigo consultório do dentista prático licenciado Adolfo Müller. Ele deu origem a uma família de odontólogos que hoje está na terceira geração em Santa Cruz do Sul.

Em 1928, ele foi a Porto Alegre aprender a profissão de dentista. Na sua turma, formaram-se mais vinte jovens, entre eles o santa-cruzense Hugo Iserhardt. 

Adolfo voltou no ano seguinte e abriu consultório no sobrado (antiga Casa do Turista) no trevo Fritz e Frida. Atendia também em Pinheiral (Salão Ullrich) e no Salão Goerck (Bairro Arroio Grande). Quem não tinha dinheiro, pagava com produtos agrícolas.

Publicidade


Davi em 1972

As extrações eram feitas pela manhã, pois à tarde o calor poderia causar hemorragia, ainda mais com os colonos viajando longas distâncias de carroça ou cavalo. Quando não havia luz elétrica, os dentes eram abertos com as “temidas” brocas acionadas por pedal. À noite, sob a luz do lampião, eram confeccionadas as próteses (chapa e ponte-móvel). 

Em 1953, ele mudou-se para a cidade e abriu consultório na Rua Fernando Abott, 100 (perto do Hospital Santa Cruz). Ali, atuou até 1971, quando se aposentou. Seu falecimento foi em 1982.

Publicidade

Por um bom tempo, Müller teve como assistente a sua filha Cynilda Künzel. Ela fazia próteses e até obturações e seria uma ótima dentista. Mas como era mulher, a família achou que não deveria estudar fora.

Quando Adolfo se instalou na cidade, aqui só atuavam dentistas práticos. Os com nível superior chegaram no início dos anos 60. Em 1972, seu filho Davi Vito Müller formou-se dentista e assumiu o consultório.

Hoje, Davi está aposentado e quem comanda a moderna clínica são seus filhos Leandro e Juliano, e mais a nora Shana. É a terceira geração, no mesmo endereço da Rua Fernando Abott.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.