Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Banca do Sapateiro

Um dos programas de maior sucesso do rádio gaúcho foi A Banca do Sapateiro, apresentado na Rádio Farroupilha nas décadas de 1950 e 60. Ninguém saía de casa, depois do meio-dia, sem ouvir as cornetas e as alfinetadas trocadas pelo “negrinho” Pinguinho (torcedor do Internacional) e o “alemão” Walter Broda (torcedor do Grêmio).

Eles atuavam em quadros do programa Rádio Sequência. Na Banca do Sapateiro, Broda criticava assuntos da atualidade. Com raiva, martelava o sapato e repetia o bordão “Entra preguinho, entra desgraçado!”.

Publicidade

Pinguinho visitava a banca e fazia contrapontos, irritando o alemão. Quem também ia ao local era a “dengosa” dona Clarinda, interpretada pelas radioatrizes Alda Cotrim e Marisa Fernanda.


Pinguinho (torcedor do Internacional) 

As desavenças “pegavam fogo” no quadro Drama do Futebol. As derrotas e/ou vitórias do Inter e Grêmio provocavam bate-boca e muitas risadas entre os ouvintes. Depois de um Grenal, a briga ficava ainda mais feia e surgiam ofensas do tipo “Negrinho desgraçado” e “Alemão, barriga de cachorra velha”.

Publicidade

O sucesso da dupla era tanto que o auditório da Farroupilha lotava ao meio-dia, pois o público acompanhava os quadros ao vivo. Domingos à noite, participavam do programa Grande Rodeio Coringa.


Walter Broda (torcedor do Grêmio)

Em um sábado à noite, Pinguinho (Ary Marinho) e Walter Broda apresentaram-se em um circo em Santa Cruz. Como o trem que os trouxe até Rio Pardo teve problemas, o show atrasou por mais de duas horas, mas ninguém arredou pé. No programa de segunda-feira, fizeram questão de ressaltar o carinho recebido do público santa-cruzense.

Publicidade

O programa foi criado e dirigido por Nelson Cardoso. Ele e os radioatores já são falecidos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.