Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Rara beleza

Semana passada, trouxemos um resumo da chegada dos imigrantes alemães Rudolf e Anna (Weise) Gressler ao porto de Rio Pardo e a viagem em carretas até a gleba que receberam em Rio Pardinho. As memórias estão em uma carta que enviaram a familiares que ficaram na Alemanha.

A descida em Rio Pardo foi em 13 de novembro de 1852. Na véspera do Natal, chegaram em Rio Pardinho, no meio do mato. Contam que cada imigrante arranja sua morada e logo constrói um forno, para assar pão. 

O relato: “Estamos, graças a Deus, saudáveis e bem. No início o clima é inconveniente e provoca desarranjos. Mas depois passa.

Publicidade

Aqui tudo é caro, mas o gado, que é tangido para o campo, é barato. A carne de boi é o mais barato que se pode comer. A carne de porco, o toucinho e a banha custam caro.


Rudolf Gressler

Os mosquitos são uma praga, principalmente nos meses de verão. A caça e a pesca têm bom rendimento, com pouco esforço. Animais de pena há em massa. Papagaios e pombos selvagens já abatemos muitos a tiro e comemos. Também há galinhas grandes da floresta, galinhas de angola, perdizes e patos.

Publicidade

Macacos têm aqui em massa. Eles fazem muito barulho no mato. Existem duas espécies, pequenos pretos e grandes vermelhos. Já abatemos alguns. Eles são comidos por brasileiros e alemães e a carne é excelente.

Há uma infinidade inacreditável de pássaros pequenos, do tamanho de cotovias, melros e sabiás. Ainda tem belos beija-flores, borboletas e besouros, de rara beleza.

Os colonos estão bem e não querem mais voltar. Só no primeiro ano é difícil. Aconselhamos quem vier para cá a trazer uma mulher junto. Aqui na colônia há poucas ou nenhuma mulher solteira.”

Publicidade

Fonte: Os Velhos Gressler(Paulo Gressler/1949)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.