Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Nasce a República

Na quarta-feira, o Brasil comemora a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Na então Colônia de Santa Cruz, a notícia só foi recebida no dia seguinte.

A informação chegou no dia 16, por telegrama. Logo que recebeu a notícia, o presidente da Câmara, Joaquim José de Brito,  repassou-a aos demais integrantes do conselho e ao capitão João Leite Pereira da Cunha, líder do Clube Republicano.

Só no dia 19 veio a confirmação oficial. O telegrama foi do governador provisório da Província de São Pedro, o Visconde de Pelotas. 

Publicidade

A população recebeu a notícia com uma certa tristeza, não pelo fim da monarquia, mas pelo banimento da Família Real. A colônia alemã tinha simpatia por Dom Pedro II, pois ele estimulou a imigração para a região. 

Para lembrar: em 19 de setembro de 1849, Dom Pedro foi ao porto do Rio de Janeiro dar as boas vindas à primeira leva de imigrantes. O carinho com que tratou o grupo sempre foi relatado pelos pioneiros a seus descendentes. Várias famílias possuíam quadros do imperador.


Dom Pedro II era admirado

Publicidade

Muitos também não gostaram da prisão do presidente da Província, Gaspar Silveira Martins. Ele tinha simpatizantes aqui e a rua principal da vila (atual Marechal Floriano) levava seu nome.

Em 2 de dezembro de 1889, a Câmara enviou telegrama ao governador da província, comunicando estar ciente da instituição da República. Também pediu liberdade para Silveira Martins.

Em 17 de janeiro de 1890, a pedido do Partido Republicano, o nome de Gaspar Silveira Martins foi retirado da rua principal. Ela passou a chamar-se Rua da República (hoje é a Floriano).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.