Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Visita a Getúlio

O sócio-proprietário do antigo Sanatório Vida Nova, Ivo Kaempf, guarda duas fotografias históricas. Nelas, aparecem seu tio Arthur Walter Kaempf com o ex-presidente Getúlio Vargas. O encontro ocorreu dia 20 ou 21 de agosto de 1954 e foi uma das últimas audiências de Vargas antes do seu suicídio em 24 de agosto.

Arthur era médico e foi prefeito de Santa Cruz entre 1955 e 1959 pelo PTB (partido de Vargas). O sanatório foi fundado por seu pai, o médico alemão Eduard Kaempf, em 15 de novembro 1889. Com a morte do pai, Arthur assumiu a direção. O complexo fica na saída para Rio Pardinho e hoje é uma pousada.

Devido à sua filiação política, possuía ótimo relacionamento com os líderes estaduais do PTB e era amigo particular de Getúlio Vargas, com quem manteve vários encontros. Também era tio do deputado Siegfried Heuser, outro expoente do trabalhismo. Quando Leonel Brizola veio a Santa Cruz, após o exílio, visitou o túmulo de Kaempf no Cemitério Municipal.
Disposto a agregar novos serviços ao sanatório, em agosto de 1954, o santa-cruzense foi ao Rio de Janeiro para uma audiência com Getúlio. O encontro, no Palácio do Catete, ocorreu dia 20 ou 21, quando foi entregue um laudo de avaliação da casa de saúde.

Publicidade

Arthur Kaempf estava acompanhado de dois deputados federais do PTB gaúcho, José Brochado da Rocha e Germano Dockhorn. Este último, inclusive, era natural de Santa Cruz do Sul e foi eleito por Santa Rosa.

O médico retornou a Santa Cruz e, já na manhã do dia 24, foi abalado com a notícia do suicídio de Getúlio Vargas. Ele matou-se com um tiro, nos seus aposentos no Catete. O fato pegou o Brasil de surpresa.

Sobre os documentos que Arthur Kaempf entregou ao presidente, ninguém mais teve notícias. O ex-prefeito faleceu em 25 de julho de 1961, no exercício do mandato de vereador.

Publicidade

 


Getúlio, Kaempf, Dockhorn e Brochado na visita ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.