Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Kämpf nasce com a República (I)

Em 15 de novembro de 1889, mesmo dia em que no Rio de Janeiro era proclamada a República, na pequena Vila de Santa Cruz (cerca de mil habitantes) foi aberta a Clínica Vida Nova. A iniciativa foi do jovem médico alemão Carl Hermann Eduard Kämpf.

Naturalista convicto, ele nasceu em Leipzig (Alemanha), em 1859, e formou-se na Escola Elementar de Medicina, com ênfase em técnicas alternativas de saúde, como hidroterapia. Veio para o Brasil em 1882 e foi morar na Colônia de Monte Alverne. Lá, casou-se com Edwig Engel e teve cinco filhos: Catharina (Kathi), Guilherme, Ricardo, Arthur e Arno.
Por algum tempo trabalhou na terra, mas logo adquiriu a gleba para instalar a clínica. A escolha recaiu sobre uma área bucólica na saída de Santa Cruz para Rio Pardinho e Sinimbu. A chácara, de 45 hectares, em um local tranquilo e afastado do centro urbano, tinha todas as características para um sanatório: mato, riacho límpido e fontes de água. A região montanhosa era ventilada, com ótima insolação e vista privilegiada.

Ele mesmo construiu uma pequena casa de alvenaria para residir e receber os primeiros pacientes. A instituição foi batizada de Natur-Heilanstalt Santa Cruz (Hospital de Cura Natural Santa Cruz). O médico teve seu nome “aportuguesado” para Eduardo Kaempf.

Publicidade

A fama do naturalista se espalhou pela região. Os tratamentos hidroterápicos consistiam em banhos de água quente e gelada, suadores, banhos a vapor (sauna), emplastros de lama medicinal, caminhadas pela mata (trilhas) e massoterapia. A alimentação era natural, de acordo com as necessidades do paciente.

Eram tratados pacientes com reumatismo, dores, doenças nervosas, fraqueza, fadiga crônica e outras. O movimento era grande. Em 12 dezembro de 1895, foi inaugurado um novo prédio de dois andares. Aos convidados, foi servido banquete com comidas naturais.

A partir de 1905, com a instalação da ferroviária, as viagens a Santa Cruz ficaram mais fáceis e o movimentou cresceu. Em 1910, Kaempf e os filhos instalaram outro prédio de dois andares.

Publicidade


Médico Carl Hermann Eduard Kämpf e a esposa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.