Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Vida Nova vira hospital

Nas colunas anteriores, recordamos um pouco da história da Clínica Vida Nova, que foi criada pelo médico alemão Carl Hermann Eduard Kämpf. Ele veio para Santa Cruz do Sul em 1882.

LEIA:

Kämpf nasce com a República (I)

Publicidade

Clínica modelo (II)

Eduardo Kaempf, como foi chamado, era naturalista e especialista em hidroterapia. Localizado na saída para Rio Pardinho e Sinimbu, o sanatório foi inaugurado em 15 de novembro de 1889 (mesmo dia em que D. Pedro II era destituído do cargo de imperador do Brasil).

Ele oferecia serviços de saúde diferenciados e recebia pessoas de todo o Estado. Domingos, uma carruagem, puxada por cavalos bem cuidados, conduzia pacientes e hóspedes para as missas e cultos no Centro.

Publicidade

Pessoas de posses hospedavam-se apenas para descansar e usufruir dos tratamentos naturais. Em 1949, o sanatório tornou-se hospital geral, com moderna sala de cirurgia. Os médicos da cidade atendiam no local, dentro de suas especialidades. O cirurgião-chefe era Antônio Waldraff.

Lá também foi criado o Recreio Vila Alegre, aberto à comunidade para banhos de riacho (no Arroio Lajeado), trilhas e piqueniques. Nos domingos, um ônibus saía do Centro para levar os visitantes.

Em 1973, o hospital passou a atender apenas pessoas com distúrbios mentais, alcoolistas e usuários de drogas. Em 1999, devido à reforma psiquiátrica, encerrou as atividades.

Publicidade

Os prédios antigos existem e viraram pousada. A área ainda preserva a mata nativa e fontes naturais de água. O sanatório sempre foi dirigido pela família Kaempf, entre eles dois políticos conhecidos: o ex-prefeito Arthur Walter Kaempf e o ex-vice-prefeito Ruben Kaempf (ambos falecidos).

Arthur, Arno e Rubem (sentado) junto ao busto de Eduardo Kaempf
Foto: Arquivo da família

Publicidade

O registro da empresa, com 129 anos, está preservado. O atual administrador, Ivo Kaempf, acredita que ela é a mais antiga de Santa Cruz.

Sanatório não é sinônimo de manicômio. Trata-se de um centro de saúde que recebe pacientes com doenças físicas e distúrbios mentais. No passado, também eram especializados no atendimento a tuberculosos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.