Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Futebol e velocidade

Nas décadas de 50 e 60, eram tradicionais os jogos de futebol entre profissionais de diversos ramos. Enfrentavam-se jornalistas x radialistas, alfaiates x barbeiros, padeiros x sapateiros, mecânicos x motoristas de praça, comerciários x industriários e outros.

As partidas reforçavam as amizades e serviam para uma “flauta” saudável. Os jogos acabavam em confraternização, em volta de um panelão de galinhada ou de um bom churrasco.

O leitor Hugo Morsch nos encaminhou foto do time dos joalheiros e relojoeiros. Em 1956, eles enfrentaram a equipe da Rádio Santa Cruz. O jogo foi no campo do Flamengo do Arroio Grande, que também emprestou as camisetas.

Publicidade

Time dos joalheiros e relojoeiros. De pé: Arthur Schwab, Ilmor Vianna, Aluísio Kessler, Lauro Frantz, Afonso Norberto Assmann, Júlio Vianna (o deputado Lolô) e Guido Schuh. Agachados: João Carlos Assmann, Harri Morsch, Valmor Bartz, Paulo Rauber Filho, Nelson Morsch e Hugo Morsch (Babá)

A outra imagem é uma reprodução da Gazeta do Sul de 10 de novembro de 1964. A reportagem mostra o desempenho da Equipe Simca, de Santa Cruz, na gincana de velocidade e obstáculos realizada em Venâncio Aires. Os carros eram a sensação da época e vendidos pela Fumocap.

Publicidade

A equipe era formada por Osvaldinho de Oliveira, Dilson Fank, Armindo Fritsch e Normélio Boettcher. A prova em 2,2 quilômetros aliou velocidade e obstáculos: enfiar linha em uma agulha, abrir e fechar uma porteira, caminhar em um saco, comer uma banana e dar a volta no carro com um ovo em uma colher.

Na classe B, os Simcas conquistaram o 1º lugar (Osvaldinho), segundo (Dilson), sétimo (Armindo) e oitavo (Normélio). O campeão geral (três categorias) foi Alfredo Fank (Passo do Sobrado). Osvaldinho ficou em segundo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.