Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Festa em Sinimbu

Muitas famílias guardam belas fotografias que registram o passado de Santa Cruz do Sul. A coluna de hoje é ilustrada por uma imagem captada em 1907, na festa que comemorou os 50 anos da chegada do primeiro colonizador imigrante em Sinimbu.

A foto foi preservada pela família de Nelcinda Schmidt e nos foi encaminhada pelo leitor Luciano Schmidt. Em uma ampliação da imagem, é possível confirmar as datas 1857-1907 e a inscrição em língua alemã: “Ein Herzliches Willkomenn Allan” (afetuosas boas vindas a todos).

Conforme os registros, o primeiro imigrante a pisar no solo que hoje forma o município de Sinimbu foi Johann (João) Backes. Ele saiu da Alemanha no dia 10 de fevereiro de 1857, chegando no Brasil no dia 1° de maio do mesmo ano. No dia 1° de setembro de 1857, recebeu o lote n° 35 da linha de Sinimbu. Em setembro de 1907, uma grande festa reverenciou sua memória.

Publicidade

As primeiras famílias de imigrantes chegadas em Sinimbu são Backes, Henn, Dorfey, Bender, Thomé, Weigel e Schwendler. Os imigrantes que vieram nesta época precisavam comprar as terras, que pertenciam ao Estado. A aquisição era feita através da Inspetoria de Terras, cujo chefe na região era Carlos Trein Filho.


Visconde de Sinimbu

A origem do nome do município é uma homenagem ao político pernambucano João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (o Visconde de Sinimbu), que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1852 a 1859). Foi ele quem determinou a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas.

Publicidade

Em abril de 1905, após movimento de alguns moradores, Sinimbu tornou-se distrito de Santa Cruz do Sul. Em 1992, virou município, desmembrando-se de Santa Cruz.

Fonte: Prefeitura de Sinimbu e diocese de Santa Cruz do Sul

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.