Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Polêmica na moda

O uso de calças compridas pelas mulheres já foi uma das maiores polêmicas na moda e nos costumes de vários países. Por muito tempo, só eram admitidas em trabalhos no campo e nas minas de carvão. Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), seu uso tornou-se mais comum. Após o conflito, as europeias e americanas decidiram usá-las no dia a dia, mas sofreram muita repressão.

O cinema e as revistas difundiam a moda. As primeiras calças usadas no Brasil foram chamadas de saia-calção. Mas as mulheres eram vaiadas quando saíam às ruas com “roupa de homem”. Nos anos 50, o uso foi se impondo nos grandes centros. Depois, foi chegando às cidades do interior. Mas o conselho era para que fossem vestidas só dentro de casa. Padres e pastores não poupavam críticas.

Na Gazeta de 12 de abril de 1956, a modista Diana Dors escreveu que as calças compridas femininas estavam cada vez mais populares. Mas sugeriu o uso só em eventos familiares e passeios com automóveis particulares. Jamais deveriam ser vestidas em locais públicos.

Publicidade

Eliana Poll nos encaminhou foto de 1958 onde aparece sua mãe, Lárea (Schlittler) Jost, estreando uma calça comprida. Ela fazia curso de corte e costura com dona Oli Schmitt, em Vila Tereza (hoje Vera Cruz).


Lárea de eslaque, com a bicileta e em frente
da casa de dona Oli

Publicidade

Lárea, que tinha 17 anos e trabalhava na Indústria de Bebidas Celina, transformou uma saia plissada em calça comprida (eslaque). Naquele tempo, comprar um “corte de fazenda” custava caro e os roupas eram reaproveitadas.

Diversos colegas não aprovaram a novidade, mas a jovem não deu ouvidos. Como andava muito de bicicleta, o que importava era o conforto. Com o passar do tempo, o uso do eslaque tornou-se corriqueiro. Hoje, ninguém imagina um armário feminino sem este traje.

 

Publicidade


Saia-calção: mulheres eram vaiadas nas ruas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.