Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Fábrica de Manteiga

Santa Cruz do Sul teve muitas fábricas que encerraram as atividades, mas permanecem vivas na memória. Uma é a Laticínios Santa Cruz, mais conhecida como Fábrica de Manteiga.

Fundada em 1942, pertencia a investidores ligados à antiga Polar, dentre eles o diretor Ricardo Scherer. A sede se localizava no Caminho da Chácara das Freiras, depois denominado de Rua Padre Amstad. Hoje, é a Rua Almirante Tamandaré.

Inicialmente, produzia manteiga e nata. A família de Roberto Schmitt, de Linha Brasil, fabricava o queijo. Em janeiro de 1943, a laticínios contratou o técnico Edvino Ebling, fundador da fábrica de manteiga Flor da Serra, de Panambi.

Publicidade

Foto: DivulgaçãoEdvino Ebling comandou a produção durante mais de dez anos
Edvino Ebling comandou a produção durante mais de dez anos

Com sua experiência, a produção cresceu. Além da manteiga, passou a fabricar o queijo Carícia, nata, requeijão, queijo branco e iogurte, abastecendo a cidade e região.

O laboratório, comandado por Edvino Bencke, era rigoroso no controle da sanidade do leite, trazido por caminhões e charretes. Famílias da cidade iam ao local comprar leite em tarros de vidro ou alumínio.

Publicidade

Fábricas de botões, de cabos de facas e outros adquiriam a caseína (proteína do leite). Criadores de gado e porcos compravam o soro para tratar os animais. Os resfriadores e as câmaras frias funcionavam sete dias por semana.
Em 1947, a razão social mudou para Polar Indústria, Comércio e Agricultura. O prédio foi ampliado e abrigou ainda a fábrica dos refrigerantes Laranjinha e Guaraná Polar.

Quando Ebling faleceu, em 1956, a gerência foi assumida por Francisco Roberto Schuck, que já era funcionário da Polar. A empresa encerrou as atividades por volta de 1960.

Colaborou: Vera Ebling Thier

Publicidade

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.