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Memória

A primeira mão única de Santa Cruz

A primeira mão única foi implantada em Santa Cruz do Sul em 5 de fevereiro de 1970, na Rua Tenente Coronel Brito. Tinha apenas uma quadra, entre a Ramiro Barcelos e a Júlio de Castilhos.

Foi mais uma tentativa de disciplinar a chegada e saída dos ônibus da Estação Rodoviária, que ficava na esquina da Brito com a Júlio. Havia reclamação de motoristas, moradores e comerciantes com o entra-e-sai dos coletivos e com o estacionamento dos carros vazios por todo o Centro.

Com a medida, os motoristas só podiam transitar na quadra da Rodoviária no sentido sul–norte. Todos os ônibus vinham da Ramiro e adjacências. Na saída, acessavam a Júlio de Castilhos e iam a seus destinos.

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Nos horários de maior movimento, os coletivos paravam de ré no oblíquo, para embarque ou desembarque. Linhas tradicionais estacionavam dentro da área coberta de embarque e desembarque (hoje é a Lanches Grenal). Dali, saíam pelos fundos do terminal (hoje estacionamento da farmácia São João) e seguiam pela Júlio.

A nova regra ainda proibiu o estacionamento de ônibus vazios no Centro. A mão única não agradou e havia muita reclamação. Motoristas do interior entravam na contramão na Brito. Os ônibus no oblíquo ofereciam riscos aos pedestres que passavam pela calçada.

Em 4 de outubro de 1970, o prefeito Edmundo Hoppe acabou com a medida. Ele pediu às empresas que encontrassem estacionamentos fora das ruas centrais.

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A polêmica da mão única serviu para uma coisa: agilizar a busca de outro local para a  Rodoviária. Em 1982, foi inaugurado moderno terminal às margens da BR-471.

Foto: DivulgaçãoRodoviária ficou na Brito com a Júlio de 1949 até 1982
Rodoviária ficou na Brito com a Júlio de 1949 até 1982

 

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