Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Delícias da Berbau: a história de mais uma antiga empresa de Santa Cruz

Recordamos hoje de mais uma antiga empresa de Santa Cruz do Sul: a indústria de balas Berbau. Ela ficava no Centro, na esquina da Rua Tenente Coronel Brito com Senador Pinheiro Machado.

A fundação ocorreu em junho de 1939, pelos primos Carlos Gustavo Bergel e Victor Frederico Baumhardt. A Bergel & Baumhardt usava a sigla Berbau (junção das primeiras sílabas dos sobrenomes dos primos).

Mesmo com as dificuldades impostas pela Segunda Guerra Mundial, ela nunca precisou parar a produção. Muitos jovens, especialmente moças, eram contratados para enrolar as balas  manualmente.

Publicidade

A partir de 1948, a empresa importou modernas máquinas da Europa, ampliando a produção e reduzindo o trabalho manual. Uma das inovações foi o equipamento de cozimento a vácuo, em inox e com funcionamento automático. Ele produzia seis toneladas de massa para balas em oito horas.

LEIA MAIS:

Os produtos eram exportados a vários estados e até para fora do País. Entre as balas mais conhecidas estavam as quadradinhas Baiana (massa de coco) e Castanha, as recheadas Delícia (vários sabores), Café com Leite, Azedinha, Menta e Eucalipto. Fumantes costumavam carregar as duas últimas nos bolsos para disfarçar o hálito do cigarro.
Também fabricava finíssimos caramelos e toffees enriquecidos com frutas naturais, mel e glicose. Eram ainda produzidos açúcar confeiteiro e chocolate em pó solúvel.

Publicidade

Em 1986, a planta foi realocada na cidade de Erechim. Em 2000, a marca, registros, patentes e os maquinários foram adquiridos pelos atuais sócios. A marca Berbau é mantida pela Indústria de Balas Finas Munarfrey Ltda., de Erechim.

Foto: Banco de ImagensFábrica disponibilizava muitas vagas a mulheres santa-cruzenses
Fábrica disponibilizava muitas vagas a mulheres santa-cruzenses

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.