Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

O primeiro CTG

Aproveitando a passagem da Semana Farroupilha, lembramos da fundação do CTG Tropeiros da Amizade, o primeiro de Santa Cruz do Sul e um dos mais antigos da região. Ele nasceu em 1956.

A primeira reunião para fundar um Centro de Tradições Gaúchas na cidade ocorreu em agosto de 1956, no Instituto Visconde de Mauá (hoje Colégio Mauá). Participaram os amigos Celso Trigo Alvares, Rolph Bartholomay, Floriano Karan Menezes, Antônio Brito Filho, Arno Schmidt, Homero Azambuja, Cleobis da Fontoura e José Niderauer.

A partir daí, foram realizados encontros no Clube União, até a fundação em 26 de setembro de 1956. A comunidade foi incentivada a enviar sugestões para o nome e três foram apreciadas:  Tapera Grande, Tropeiros da Amizade e Ronda dos Pampas. A opção foi por CTG Tropeiros da Amizade, proposição de dona Cacilda Brito.

Publicidade

Ele começou como departamento tradicionalista do Clube União, sob presidência do advogado Rolph Bartholomay. Em 1958, Euclides Pereira Soares assumiu como primeiro patrão e desfiliou a entidade do União.
A partir daí, o CTG ganhou nova dinâmica, ampliando as atividades artísticas. A maior dificuldade era a sede, que chegou a funcionar em quatro locais.

Em 1966, o patrão Juarez de Feitas Lopes adquiriu terreno para a sede definitiva. Em mutirão, os associados ergueram o galpão, coberto com capim Santa Fé. A inauguração foi em 24 de setembro de 1966.

O Tropeiros sempre foi inovador. Mantinha programa de rádio para revelar artistas gaúchos, como a dupla Os Maragatos (Elemar Preuss e Antônio Pereira dos Santos) e criou o jornal O Tropeiro.

Publicidade

Atualmente, o centro mantém sede de alvenaria, com  mais de 800 metros quadrados na Rua Princesa Isabel, 357. O patrão é Marcelo Moreira.

Foto: DivulgaçãoOs Maragatos: Preuss e Antoninho
Os Maragatos: Preuss e Antoninho

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.