Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Ônibus sobre trilhos

Semana passada, lembramos do carro-motor, que transportava passageiros entre Santa Cruz e Porto Alegre. Ele utilizava os trilhos do trem e era uma unidade rápida da Rede Ferroviária, movido a óleo diesel.

Enquanto a maria-fumaça puxava vários vagões com passageiros e cargas diversas, o carro era um “ônibus sobre trilhos”, o que deixava a viagem mais ágil e confortável. Levava os viajantes, correspondências e pequenas encomendas. Na Casas Martin, era possível comprar malas no tamanho máximo permitido no carro-motor: 60 x 40 x 16 centímetros.
O leitor Luiz Kuhn conta que viajava com os pais no carro-motor. Inclusive, guarda duas passagens em papel acartonado. Ele não esquece do cheiro forte de óleo queimado dentro do veículo, o que provocava náuseas em alguns passageiros. O aposentado Ruy Pohl também fez várias viagens e diz que o veículo era bem confortável.

O carro começou a circular no Estado por volta de 1938. Logo depois, foi desativado, pois na 2ª Guerra houve falta de combustível. Em fevereiro de 1948, entidades de classe e políticos mantiveram reunião com o Daer, pedindo o retomada das viagens entre Santa Cruz e Porto Alegre.

Publicidade

A volta da linha ocorreu em 4 de junho de 1948, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Um mês depois, as viagens passaram a ser diárias, menos aos domingos. A saída de Santa Cruz era às 6 horas, com desembarque na capital às 9h50. O retorno ocorria às 16h10, com chegada na estação de Santa Cruz às 20 horas.

O carro-motor e a maria-fumaça operaram até setembro de 1965, quando o ramal ferroviário foi desativado por ter pouco movimento. As pessoas preferiam viajar de ônibus e as cargas eram levadas em caminhões.

Foto: DivulgaçãoEstação Ferroviária de Santa Cruz: carro-motor movimentava o terminal diariamente, na saída pela manhã e na chegada, à noite
Estação Ferroviária de Santa Cruz: carro-motor movimentava o terminal diariamente, na saída pela manhã e na chegada, à noite
Foto: Divulgação Bilhetes do veículo rápido eram em papel acartonado
Bilhetes do veículo rápido eram em papel acartonado

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.