Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Banco Santa Cruz

O potencial econômico santa-cruzense é reconhecido desde o início do século passado e pode ser mensurado pela quantidade de bancos aqui criados. O primeiro foi a Caixa Cooperativa Santa-cruzense, fundada em 1904 por um grupo de comerciantes. Seu objetivo era realizar operações bancárias necessárias às suas atividades e à exportação de tabaco.

Um estabelecimento que ficou marcado na história foi o Banco Santa Cruz, com nome totalmente identificado com o município. Sua publicidade era bastante bairrista: todo o dinheiro captado na cidade e no interior seria investido apenas em Santa Cruz.

Em sua edição de 10 de agosto de 1951, a Gazeta teve reportagem sobre o banco, que comemorava 25 anos. Ele foi fundado em 10 de agosto de 1926. Seu primeiro presidente foi Guilherme Kliemann, tendo como secretário Dirceu Koelzer.

Publicidade

O conselho fiscal era formado por Juvenal Karl, Pedro Froelich Filho e Ricardo Hoffmann Filho, e os suplentes José Mergener, Emílio Tatsch e Leo Pommerehn. A sede ficava na Rua 28 de Setembo, 322, e depois foi ao lado do Colégio São Luís. O banco apostava muito em seus correspondentes no interior, que atuavam na captação de recursos junto aos agricultores e na oferta de crédito para investimentos.

Em 1945, Guilherme se afastou da presidência e foi eleita nova administração. Helmuth Dreher assumiu. Na festa dos 25 anos, ele dividia a administração com Antônio Lambert (gerente de negócios) e Augustinos Kliemann (contador).

Outros estabelecimentos santa-cruzenses foram a Caixa Rural e a Casa Bancária Hennig. A reforma bancária de 1964 praticamente acabou com os pequenos bancos familiares e cooperativados.

Publicidade

Foto: Banco de ImagensBanco Santa Cruz: publicidade prometia investir no município
Banco Santa Cruz: publicidade prometia investir no município
Foto: Banco de ImagensHelmuth Dreher
/
Antônio Lambert
/
Augustinos Kliemann
Helmuth Dreher / Antônio Lambert / Augustinos Kliemann
Foto: Banco de ImagensKliemann: foto no banco preservava a lembrança do fundador
Kliemann: foto no banco preservava a lembrança do fundador

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.