Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

O tempo passa

A coluna de hoje é ilustrada com imagens antigas do Centro de Santa Cruz do Sul. Felizmente, temos um grande acervo de fotos, a maioria produzida pelos fotógrafos Guilherme Kuhn e por seu filho Hugo, ambos já falecidos. Hoje, estão aos cuidados do filho de Hugo, Luiz Kuhn.

A Rua Júlio de Castilhos, que já se chamou Imperial, Formosa e Saraiva, é uma das mais movimentadas no Centro. Mas, nos anos 20, a realidade era outra. Não existia calçamento, o movimento de pessoas era pequeno, as calçadas eram estreitas e havia pequenos postes para amarrar os cavalos. Destaque ainda para o automóvel Colibri, de dois lugares, dirigido por Guilherme (Wilhelm) Kuhn.

Em primeiro plano, aparece o antigo Bazar W. Kuhn, pertencente a Guilherme. Anos depois, a loja mudou-se para a Rua Marechal Floriano (ao lado da Casa das Artes Regina Simonis). O prédio de dois pisos era o antigo Cartório Neumann (hoje Trentin).

Publicidade

Na imagem do final dos anos 40 e início dos anos 50, o destaque é para a Praça Getúlio Vargas, que já foi São Pedro e 15 de Novembro. A arborização está em fase de crescimento. O novo Quiosque está pronto.

Na esquina à direita da Catedral (que na época se chamava Igreja Matriz) está o antigo Banco Nacional do Comércio. O Colégio Dom Alberto (que era o Colégio das Irmãs) ainda não havia sido remodelado. Na Rua Marechal Floriano, apenas dois automóveis aguardavam por seus motoristas.

Foto: DivulgaçãoFotos antigas mostram a evolução do Centro de Santa Cruz do Sul ao longo dos anos
Fotos antigas mostram a evolução do Centro de Santa Cruz do Sul ao longo dos anos

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.