Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Pavor na colônia

A passagem de um monge e pregador pela região, em 1872, causou pavor entre os moradores dos confins de Santa Cruz. Ele afirmava que, em breve, seria cumprida a profecia da beata Ana Maria Taigi de que o mundo enfrentaria três dias de trevas, onde só as velas bentas luziriam.

Animais e plantações que não estavam abençoados seriam consumidos pelo fogo que desceria do céu e demônios arrastariam os inimigos da religião. Quem abrisse a janela para olhar para fora morreria. Todos deveriam ficar dentro de casa, invocando a misericórdia de Deus.

Muitos imigrantes ficaram assustados, pois conheciam as profecias que corriam por toda a Europa. A beata era italiana e viveu entre 1769 e 1837. Até hoje, seu corpo está conservado intacto na Igreja de São Crisógono, em Roma.

Publicidade

Pessoas de todas as localidades vinham ao povoado pedir ao vigário, o padre Augusto Lohmann, para abençoar suas propriedades. Havia filas para confissões e quem não mais praticava a religião prometeu voltar à igreja. O padre não acreditava na profecia e tentava acalmar o povo.

Como ele tinha só um auxiliar, era impossível atender todos os pedidos de visitas. Quando as coisas se acalmaram, surgiu outra grande polêmica: famílias que não foram a visitadas, e que já tinham alguma divergência com o padre, denunciaram que Lohmann só teria benzido as propriedades de quem se dispôs a pagar.

Indignados com a calúnia, um grupo organizou abaixo-assinado de apoio ao padre. Em um domingo, realizaram uma caminhada, acompanhados por músicos, e foram até a Casa Canônica entregar o abaixo-assinado com 494 signatários. O morador José Meister foi indicado para saudar e manifestar o apoio do povo ao vigário.

Publicidade

Foto: DivulgaçãoVigário Augusto Lohmann cercado por alguns de seus paroquianos
Vigário Augusto Lohmann cercado por alguns de seus paroquianos
Foto: DivulgaçãoCorpo da beata Maria Taigi permanece igual, desde sua morte, em 1837
Corpo da beata Maria Taigi permanece igual, desde sua morte, em 1837

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.