Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Aeroporto asfaltado

No dia 28 de setembro de 1984, na abertura da 1ª Oktoberfest, Santa Cruz do Sul acompanhou a inauguração de uma grande obra: o asfaltamento da pista do Aeroporto Luiz Beck da Silva. Ela tinha 1.280 metros de extensão por 18 metros de largura.

Junto com a pista foram asfaltadas suas laterais, permitindo o pouso de planadores, o que elevou a largura total para 32 metros. Ainda foi pavimentado o pátio de estacionamento de aeronaves. Os trabalhos foram executados pela Construtora Ivaí.

Durante a solenidade, um pré-projeto do futuro terminal de passageiros foi apresentado. A expectativa era de que a obra poderia ser viabilizada em até dois anos, com participação da iniciativa privada. Mas a ideia não saiu do papel.

Publicidade

No dia da inauguração, ainda foi oficialmente entregue a pavimentação do acesso, desde a então RS-240 (hoje RSC-287) até o aeroporto, extensão de um quilômetro. Os investimentos somaram 1 bilhão e 200 milhões de cruzeiros (moeda da época). A Prefeitura participou com as obras de terraplenagem.

O aeroporto foi transferido para Linha Santa Cruz em 1960. O asfaltamento era uma reivindicação antiga da comunidade, do aeroclube e de todos que precisavam utilizar a pista para pousos e decolagens.

Com o então deputado Telmo Kirst (hoje prefeito) na titularidade da Secretaria de Obras do Estado, o trâmite do pedido foi agilizado. No dia em que o município completava 106 anos, junto com o início da Oktoberfest, houve a inauguração, ato presidido pelo governador Jair Soares, na companhia do então prefeito Armando Wink.

Publicidade

Durante a visita foi feita uma avaliação de outras obras do Estado em Santa Cruz e região. Dentre elas, a pavimentação das ruas laterais do Distrito Industrial e a conclusão da RS-509 (estrada para Santa Maria).

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.