Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A noite virou dia

A noite virou dia na região do estádio do FC Santa Cruz em 6 de novembro de 1948. Em clima de festa, foram inaugurados os refletores dos Plátanos, que se tornou um dos primeiros do Estado a sediar jogos noturnos.

Quando o Galo prepara sua volta ao futebol, lembramos de um momento importante da sua história: a inauguração dos refletores do estádio. A Gazeta destacou que o “clarão das luzes” podia ser visto de vários pontos da cidade.

Para marcar o ato, houve jogo contra o Lajeadense, campeão do Alto Taquari. O Santa Cruz venceu por 4 x 2, com gols de Mico (três) e Prego.

Publicidade

Os 12 mastros (postes) que sustentavam os refletores foram doados pelo deputado Guilherme Hildebrand, presidente honorário do Veterano, como o Santa Cruz era chamado. O clube tinha 213 sócios.

As luzes à direita de quem entra no estádio foram acesas pelo prefeito Alfredo Kliemann. Do lado esquerdo, pelo presidente do Lajeadense, Adelar Straatmann. Depois do hasteamento da bandeira do Brasil, a Banda Araújo Vianna executou o Hino Nacional.

O orador oficial foi o advogado Rolph Bartholomay. Após saudar o presidente Edgar Gruendling, ele fez uma retrospectiva da história do FC Santa Cruz. Destacou o trabalho dos fundadores para montar a equipe, adquirir o estádio e implantar a iluminação.

Publicidade

Na inauguração, esteve em disputa a Taça Cattoi, oferecida por uma empresa de Lajeado. A outra partida foi no município vizinho, dia 28 de novembro, com nova vitória do Santa Cruz: 5 x 2.

A partida foi encerrada aos 23 minutos do segundo tempo devido à invasão do campo pela torcida de Lajeado. Com a briga, alguns torcedores do Galo voltaram machucados. Na semana seguinte, diretores do Lajeadense vieram a Santa Cruz entregar o troféu.

Foto: DivulgaçãoO antigo estádio do FC Santa Cruz passou por várias melhorias ao longo dos anos
O antigo estádio do FC Santa Cruz passou por várias melhorias ao longo dos anos

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.