Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Colonização do Arroio Grande começou com famílias evangélicas

O livro Cadastros dos Prazos Coloniais, escrito por volta de 1855 por Johann Martin Buff, diretor da Colônia de Santa Cruz, traz informações sobre os primeiros moradores do Bairro Arroio Grande. O tema foi abordado na Gazeta do Sul pelo saudoso professor Hardi Martin.

Até 2011, não havia a atual divisão dos bairros e o Arroio Grande começava logo após o viaduto do 7º BIB, estendendo-se até o Arroio do Almoço (antiga divisa com Rio Pardo). A área foi concedida pelo governo da Província a Antônio Martins da Silveira Lemos e Bernardo José Machado em 1840. Antes, portanto, da fundação da Colônia de Santa Cruz (em 19 de dezembro de 1849).

Em setembro de 1855, Bernardo iniciou a venda de chácaras. Os primeiros adquirintes foram evangélicos. Andreas Berlt comprou o lote um. Natural de Utzberg, foi casado com Catharina Lusche. No mesmo mês, João Christóvão Moring (natural de Utzberg) adquiriu o lote três. Ele foi ocupado pelo imigrante evangélico Heinrich Filter (natural de Hamburgo) e sua esposa Maria Moring. 

Publicidade

Pouco mais tarde, vieram para o lote dois os evangélicos Henrique Jacobo Welsch e Adão Schirmer (prussiano), que eram sócios. Os dois compraram a área de Andreas Berlt. Por esta mesma época, a família de Traugott Julio Lange, evangélico, adquiriu o lote quatro. Ele comprou de João Moring.

Foto: ArquivoFrigorífico Excelsior foi a primeira empresa de porte a estabelecer-se no Arroio
Frigorífico Excelsior foi a primeira empresa de porte a estabelecer-se no Arroio

 

Não há informações sobre Lemos e Machado, mas é provável que residiam em Rio Pardo. Assim, os pioneiros do Arroio Grande são Andreas Berlt, João Moring, Heinrich Filter, Henrique Welsch, Adão Schirmer e Traugott Lange. Outro morador antigo foi o comerciante português Agostinho Antônio de Barros, mas ele não consta neste estudo.

Publicidade

Pesquisa: Gazeta do Sul, 14/1/1995.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.