Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A família Gressler: uma das pioneiras da colonização de Rio Pardinho

Na última quarta-feira, foram comemorados os 200 anos do nascimento de Johann Friedrich Rudolf Gressler, um dos pioneiros da colonização de Rio Pardinho. Ele nasceu em 17 de abril de 1819, em Stadtilm, uma pequena cidade no estado da Turíngia, centro da Alemanha.

Rudolf, como era chamado, veio com a esposa Anna Pauline Weise, a filha Clara (dois anos) e seus irmãos Albert e Günther com suas respectivas esposas. Os três irmãos foram casados com três irmãs, filhas do pastor Karl Weise (natural da Alemanha).

Após 108 dias de viagem, chegaram a Rio Pardinho em dezembro de 1852. Eles fixaram residência no lote 41 e, depois de construírem uma choupana com folhas de palmeiras, passaram a desbravar a mata virgem e a preparar a terra para plantio e criação de animais domésticos.

Publicidade

O casal teve seis filhos e três filhas e seus descendentes estão espalhados por várias regiões do Brasil. Ele destacou-se como incentivador do intercâmbio social, cultural e religioso e era muito respeitado por seu espírito conciliador.

Rudolf foi um dos fundadores da Comunidade Evangélica (IECLB) de Rio Pardinho, foi tesoureiro e teve participação marcante na construção da Igreja do Imigrante (1866). O templo foi um dos primeiros do Estado e é tombado pelo patrimônio histórico. Ainda participou ativamente da criação de uma escola para atender os filhos dos imigrantes.
É muito interessante o diário de viagem dos Gressler, desde a saída da Europa até a chegada no interior de Santa Cruz.

Há momentos tocantes, como o primeiro Natal na nova terra. Na noite de 24 de dezembro de 1852, irmãos e esposas entoaram a canção “Noite Feliz”, na escuridão da mata, lembrando dos familiares e amigos que ficaram na Alemanha.

Publicidade

Rudolf faleceu em 26 de novembro de 1914 e está sepultado no Cemitério dos Imigrantes, em Rio Pardinho. Ao lado, encontra-se o corpo de Anna, que morreu em 1885.
Colaboraram: Valdir Mario Gressler e Cristiano da Rosa

Foto: DivulgaçãoIgreja Evangélica de Rio Pardinho foi inaugurada em 1866
Igreja Evangélica de Rio Pardinho foi inaugurada em 1866
Foto: DivulgaçãoJohann Rudolf Gressler
Johann Rudolf Gressler

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.