Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Leão da Várzea

Muitos clubes amadores de Santa Cruz do Sul, que já encerraram as atividades, ainda vivem na lembrança da comunidade. Um deles é o GE Santana, que tinha sede no antigo bar de Oscar Garcia (o Nonô), na Rua Coronel Jost. O campo era na Rua João B. de Menezes, próximo ao shopping, em um terreno emprestado pela família München.

O grêmio esportivo foi fundado em 1957, mas antes disso a turma já se reunia para o futebol, pingue-pongue e eventos de atletismo. Muitas atividades ocorriam na sede do Olaria. O nome foi dado em homenagem ao major Pedro Sant’Anna de Oliveira, técnico e jogador do clube e um grande incentivador de todos os esportes. 

Conhecido por major Pedrinho, ele faleceu em 6 de junho de 1950, com 32 anos, em acidente de trânsito no Rio de Janeiro, onde fazia um curso. O militar servia no 7º RI e possuía um grande círculo de amigos. A rua que passa ao lado da sede da Rádio-Táxi também leva seu nome.

Publicidade

Oscar Airton Garcia (o Veterano), que foi mascote e jogador, recorda que o clube tinha as cores vermelho e preto e era conhecido como Leão da Várzea. Muitos atletas eram militares, funcionários da Prefeitura, da CEEE e do Daer, e faziam a manutenção do campo.

O Santana participava dos campeonatos municipais (foi campeão do Citadino) e excursionava pela região. Era considerado um celeiro de atletas, tendo revelado jogadores que atuaram na dupla Ave-Cruz e em equipes do Estado. Como exemplos, aparecem Carlitos Muradás (Inter), Boca (Santa Cruz) e os irmãos Lúcio e Ildeu Müller (Avenida). Quem também marcou época foi o técnico Pedro Inácio, exjogador do Galo

A foto da coluna é do jogo contra o Flamengo do Arroio Grande. A partida foi na Timbaúva.

Publicidade

 

Foto: ReproduçãoMajor Pedro Sant’Anna
Major Pedro Sant’Anna

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.