Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Campeões estaduais

Santa Cruz do Sul sediou, de 14 a 20 de dezembro de 1958, o 7º Campeonato Estadual de Basquete. O Corinthians sagrou-se campeão invicto, depois de haver ficado vice em 1942, 1954 e 1957.

O evento contou com Corinthians (de Santa Maria, campeão de 1957), Regatas (Rio Grande), Internacional (Porto Alegre), Guarani (Bagé), Corinthians (Santa Cruz), Guanabara (Livramento), Rio Branco (Cachoeira), Farroupilha (Pelotas) e Ginástica (São Leopoldo). As partidas foram à noite, no ginásio do Corinthians.

Um dos jogos mais emocionantes foi entre a equipe santa-cruzense e o Internacional. Faltando oito segundos, os porto-alegrenses venciam por 55 x 56. Ruben Borba (Borbinha) então recebeu passe de Fernando Schulte e fez uma cesta espetacular, decretando a virada corintiana por 57 x 56. O ginásio veio abaixo e a passagem para a final estava garantida.

Publicidade

A superação marcou o confronto. Nelson Tech jogou lesionado e foi para o hospital, onde ficou em tratamento intensivo para a final de domingo. Vermelho e Bileco também saíram lesionados e praticamente não entraram em quadra na final.
A decisão foi entre Corinthians e Corinthians de Santa Maria. Os santa-cruzenses ganharam por 59 x 41. O primeiro tempo foi vencido por Santa Maria. A recuperação veio no segundo, com grande atuação de Tech (cestinha com 28 pontos).

No domingo seguinte, os campeões desfilaram pela cidade e foram homenageados com jantar na Aliança Católica. A Federação Gaúcha de Basquete entregou as medalhas e cada atleta recebeu uma caderneta de poupança, que eles repassaram à Casa da Criança. O grupo que mais se revezava em quadra tinha Bileco, Vermelho, Tech, Klemm, Borba e Nino.

Pesquisa: arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.