Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Nasce a Semana Farroupilha

Na próxima sexta-feira, o Rio Grande do Sul comemora os 184 anos  da Revolução Farroupilha (1835 a 1845). A data é feriado estadual (Dia do Gaúcho) e a maioria das cidades, entre elas Santa Cruz do Sul, realiza atividades cívicas e culturais para relembrar os heróis farrapos.

A primeira Semana Farropilha no Estado foi comemorada em Porto Alegre, em 1947. A partir de então, a ideia espalhou-se por outras cidades. Em Santa Cruz, em 1966, ocorreu o primeiro evento, com atividades nos Centros de Tradições Gaúchas.

No dia 20 de setembro de 1966, os tradicionalistas realizaram a primeira ronda da Chama Crioula, na Praça Getúlio Vargas. O historiador Antônio Pereira dos Santos, que participou do ato, lembra que houve apresentação de músicas, danças e declamações. A partir de então, as comemorações tornaram-se tradicionais.

Publicidade

Mesmo que a primeira Semana Farroupilha tenha ocorrido apenas em 1966, o culto às tradições gaúchas na cidade é bem mais antigo. Em 26 de setembro de 1956, em assembleia no Clube União, foi fundado o CTG Tropeiros da Amizade, que teve Rolph Bartholomay como primeiro presidente (na época não se chamava patrão).

A entidade começou como departamento do clube. Em 1958, Euclides Pereira Soares assumiu como primeiro patrão e desfiliou a entidade do União. Ele deu nova dinâmica ao CTG e ao próprio movimento tradicionalista santa-cruzense, ampliando as atividades artísticas e culturais.

A maior dificuldade era a sede, que chegou a funcionar em quatro locais. Apenas em 1966 o Tropeiros adquiriu terreno e construiu sua casa definitiva.

Publicidade

Foto: Arquivo PessoalEuclides Pereira Soares: apoio ao Tradicionalismo
Euclides Pereira Soares: apoio ao Tradicionalismo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.