Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Primeira escola (III)

Este mês, estamos dando ênfase a antigos professores e alunos de Linha Santa Cruz, na época em que ela ainda se chamava Alte Pikade (Picada Velha). Hoje, lembramos um pouco da história da Escola Estadual Affonso Pedro Rabuske, a mais antiga de Santa Cruz do Sul.

Os imigrantes alemães chegaram à Picada Velha em 19 de dezembro de 1849. Logo, escolheram o morador Guilherme Koch, pessoa muito culta, para ensinar as crianças de maneira informal.

Em 1853, contrataram o prof. Erdmann Wolfram para lecionar. Com ajuda do governo da Província, construíram um pequeno prédio ao lado da antiga Cooperativa Linha Santa Cruz, onde passou a funcionar a primeira escola. No local, hoje está o posto policial.

Publicidade

Foto: ReproduçãoCooperativa reunia os colonos e centralizava as atividades na Picada Velha
Cooperativa reunia os colonos e centralizava as atividades na Picada Velha

Não se sabe por quanto tempo Wolfram permaneceu. Mas, em 1890, já atuava o prof. Gulius Sulzbacher. Em 1909, a comunidade construiu um novo prédio, no outro lado da estrada, para servir como escola e igreja. 

Os ex-alunos Wonibaldo Hippler e Gilberto Rabuske recordam que uma porta grande, com dobradiças, separava o altar do espaço usado como sala de aula. Nos domingos, ela era aberta para as missas.

LEIA MAIS

Publicidade

O prédio de 1909 ainda existe e abriga a EE Affonso Rabuske. Por ser sucessora das iniciativas pioneiras, ela é considerada a primeira escola de Santa Cruz. Rabuske dirigiu-a entre 1922 e 1963.

Quando a primeira escolinha foi desativada, o local virou casa da banha (Speckhaus). Os colonos levavam o couro do porco com a graxa até o local, onde era derretido para virar banha e torresmo (criba), serviço executado por João Kipper. O cheirinho da fritura se espalhava pela região e era difícil resistir àquela gostosura. 

Colaborou Antelmo Stoelben

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.