Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Bam-Bam-Bam era um dos blocos mais animados nos antigos carnavais de Santa Cruz

Em 1º de março de 1949, a Gazeta publicou uma foto histórica, dos integrantes do bloco Bam-BamBam no Carnaval de 1923. Ele era um dos mais tradicionais e animados dos festejos em Santa Cruz do Sul.

Criatividade não faltou na escolha do nome: Bam-Bam-Bam representava três pancadas na porta, que era a senha dos integrantes para “escaparem” de dentro de casa e se reunirem na rua. Também eram famosos os blocos Turunas e Filhos do Inferno.

Conforme registra o texto que acompanha a imagem, o carnaval de rua mais famoso que promoveram foi o de 1925. Ele chegou a ser divulgado no Brasil pelas revistas Máscara e FonFon, as mais importantes da Capital Federal (Rio de Janeiro, na época).

Publicidade

Os três blocos realizavam corsos em que desfilavam carros alegóricos deslumbrantes, atraindo santa-cruzenses e visitantes de cidades próximas. A Gazeta de 1949 destaca que “seria ocioso dizer que tamanho luxo requeria dos componentes dos blocos sacrifícios financeiros heroicos.” E completa: “O alto custo foi a causa da anemia incurável que motivou o fim do carnaval de rua na cidade.”

Foto: Arquivo Gazeta do Sul

 

A foto que reproduzimos foi tirada na esquina onde ficava a sede do bloco, a antiga fábrica de óleo Schuetz Irmãos (hoje Supermercado Imec). Ao fundo aparece a Cia. de Fumos Santa Cruz (prédio já demolido).

Publicidade

Na primeira fila, da esquerda para a direita, estão as crianças (chamadas de filhotes) e adolescentes Bruno Bartholomay, Lothario Bartholomay (Farol), Rolph Bartholomay, Willy Binz, Paulo Simões Pires, Ottmar Pohl e Alfredo Hildebrand.

No centro aparecem Osvaldo de Oliveira, Afonso Pohl, Carlos Meyer, Augusto Becker, Oscar Becker (rainha do bloco), Bernardo Krische, Carlos Olintho, Adolfo Stahlecker (Brutus) e Roberto Binz.

Na fila dos fundos, estão Adolfo Knudsen, John Petterson, Ary do Prado, João Strohchen, Leopoldo Strohchen, Oscar Textor, Erwino Eifler (Barão) e Arnaldo Eick.

Publicidade

Pesquisa: Arquivo da Gazeta

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.