Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Fumaça e as preces

Tabaco: produção sempre esteve presente e é decisiva na história de Santa Cruz do Sul

Em 1973, quando ainda não existia a internet para pesquisas instantâneas, e poucas famílias tinham as famosas enciclopédias, o escritor Walter Spalding publicou na Gazeta do Sul a lenda e a história do fumo. Seguem algumas curiosidades do texto.

Conta que o fumo, ou tabaco como alguns preferem, foi descoberto casualmente por povos primitivos, que tinham o hábito de acender pequenas fogueiras em homenagem aos deuses. Eles acreditavam que a fumaça levava as preces da tribo aos céus.

Com o tempo, passaram a queimar pedaços da planta em cachimbos de barro, fazendo suas preces individuais. Para eles, a fumaça particular gerava uma ligação mais íntima e direta com os seres sobrenaturais nos quais acreditavam.

Os índios americanos, inclusive no pampa, também tinham uma cerimônia especial. O feiticeiro acendia uma fogueira, comia ovos de avestruz e aspirava a fumaça do cachimbo com fumo, até ficar em estado de êxtase. Depois, através da sua boca, o demônio (anhangá) se manifestava, dando conselhos à tribo. O cachimbo então passava de mão em mão e o grupo aclamava anhangá com gritos frenéticos.

A pesquisa indica que, desta cerimônia, nasceu a expressão “fumar o cachimbo da paz”. Reunidos os chefes das tribos, o pagé (feiticeiro) acendia o cachimbo e cada um dos antagonistas que pretendiam selar o acordo de paz tiravam longa baforada dele. Em seguida, davam-se as mãos em sinal de amizade e iniciavam nova sessão de baforadas.

Walter Spalding (1901-1976) nasceu em São Jerônimo em 1901 e faleceu em Porto Alegre em 1976. Foi escritor, jornalista, historiador e poeta, tendo mais de 40 livros publicados. Muitos envolvem a história do Rio Grande do Sul e Porto Alegre.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Propaganda do cigarro era livre e até jogadores de futebol divulgavam o produto

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.