Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Os primeiros médicos

Coluna publicada em 5 de dezembro de 2011

Na semana em que Santa Cruz do Sul comemora a formatura da primeira turma de médicos da Unisc, a coluna lembra a chegada dos pioneiros desta área. Nos primeiros anos de colonização, o atendimento à saúde era precário.

Em 17 de fevereiro de 1851, João Martin Buff foi nomeado diretos da Colônia de Santa Cruz e uma das primeiras medidas foi solicitar à Câmara de Rio Pardo, a destinação de um médico para atender os moradores. A resposta que recebeu foi que não havia verbas para isso.

Publicidade

Em novembro do ano seguinte, enviou correspondência à presidência da Província reforçando o pedido. No documento, informa que os colonos estavam sendo atendidos pelo doutor Antônio Ferreira de Andrade Neves que, esporadicamente, vinha de Rio Pardo. Este, possivelmente, foi o primeiro médico a pisar nesta terra. Neves nasceu em Rio Pardo em 1808 e lá faleceu em 1890. Formou-se em Paris, em 1838. Era uma pessoa muito estimada e, mesmo velho e cego, atendia os doentes.

Conforme o livro de João Bittencourt de Menezes, o primeiro médico a residir em Santa Cruz foi Júlio Laun, em 1859. Sobre ele, no entanto, não há maiores informações. Em 1881, já existe o registro de atuação do médico Otto Wülff que era encarregado da vacinação contra a varíola.

Em janeiro de 1889, o médico Edmundo Jobim Saboia envia ofício à Câmara comunicando que estava estabelecendo na vila. Em setembro de 1891, Gustavo Perkins é nomeado médico vacinador.

Publicidade

Em fevereiro de 1892, o médico João Weiss e autorizado a realizar campanha de vacinação contra a varíola na Villa Theresa (hoje Vera Cruz). De 1894 a 1907, atuou na cidade o médico Guilherme Müller, que atendia em uma casa de saúde improvisada, com sete leitos, mantida pelos padres jesuítas.

O tratamento à saúde entra em nova fase em 1908, quando as irmãs Franciscanas inauguram o Hospital Santa Cruz. Já em 1913, Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand torna-se o primeiro santa-cruzense a se formar em Medicina pela Ufrgs.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.