Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

O melhor presente

As bicicletas, no passado, eram o sonho de consumo da gurizada. E quem ganhava a sua, tinha um brinquedo de valor inestimável.

O leitor Emigdio Engelmann lembra que ele e os amigos Bruno Heidrich, Júnior, Sílvio Schuck, Luiz Heidrich, Jorge Kämpf, Carlos Kraether, Adalberto Schoenninger e outros costumavam andar pelo Centro, nas praças e em volta da Catedral.

Mas havia grupos que faziam passeios aos balneários de Rio Pardinho, Sinimbu, Rio Pardo e Candelária. Muitos também pedalavam até o Balneário Engelmann (Sinimbu). No inverno, os percursos eram pelo interior, para comer bergamotas.

Publicidade

 

Foto: DivulgaçãoJohn Parnow e Lucas Zuehl indo pescar em Candelária, no Rio Pardo
John Parnow e Lucas Zuehl indo pescar em Candelária, no Rio Pardo

Na cidade, as espichadas eram até a Praia dos Folgados e locais de banho que existiam nos arroios da zona urbana. Depois da retirada dos trilhos da Viação Férrea, o que hoje é a Avenida Paul Harris tornouse uma pista perfeita para os ciclistas. Ela era plana e os resíduos de carvão deixados pelo trem transformaram o trecho em uma ciclovia.

As bicicletas não tinham a sofisticação das atuais. O conforto era um banco com capa estofada e pneu balão. As marcas mais conhecidas eram Goerick, Monark e Odomo. Para as garotas, havia um modelo sem varão (cano) e, geralmente, com uma cestinha presa ao guidon.

Publicidade

A circulação por ruas e estradas com muito cascalho, podiam render quedas graves. E ninguém saía para um passeio mais longo sem levar bomba de encher pneu e alguma chave de roda. Os ciclistas não se preocupavam com acessórios como capacetes, tênis e roupas de marcas. Pedalava-se de calção, chinelo, guides ou até de blusão e calça social.

Em Santa Cruz havia várias lojas que vendiam bicicletas, entre elas Maileander, Zimmer-Goettert e Landeswattter. Ali também era possível comprar alguns acessórios como buzina (corneta ou campanhia), farol acionado por dínamo, olho de gato, espelho retrovisor, adorno de pedal, decalques e outros enfeites. 

 

Publicidade

Foto: DivulgaçãoEmigdio Engelmann, Ênio Durante e Clodo Spode em passeio a Sinimbu, em 1967
Emigdio Engelmann, Ênio Durante e Clodo Spode em passeio a Sinimbu, em 1967

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.