Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Paixão por corridas

Na semana passada, lembramos da passagem por Santa Cruz do Sul, em 1937, da corrida internacional entre Montevidéu e o Rio de Janeiro. Hoje, retomamos um pouco da história do nosso grande piloto do passado, Osvaldinho de Oliveira.

Oliveira nasceu em Porto Alegre, em 1915, e veio para Santa Cruz em 1939, atuando no ramo de transporte de cargas e passageiros. Logo casouse com a santa-cruzense Erica Halmenschlager, constituiu família e aqui residiu até falecer, em 1996.

Exímio motorista, em 1948 foi convidado para uma corrida em Cachoeira do Sul. A partir daí, não parou mais, conquistando títulos no Rio Grande do Sul e Uruguai. De 1950 a 1957, disputou 33 provas e venceu 20.

Publicidade

Uma das marcas do piloto, que se considerava santa-cruzense, foi o tetracampeonato gaúcho, em provas disputadas nas estradas poeirentas e esburacadas da época. Em 1955, bateu o recorde brasileiro de velocidade na categoria standard (veículos originais), com a média de 118,28 km por hora na prova Antoninho Burlamaque (Porto Alegre a Capão da Canoa). Em 1956 venceu a prova Bagé-AceguáBagé, com a média de 134,20 km por hora, superando o campeão da Força Livre (carreteiras modificadas).

Em 1955 e 1957, participou das Mil Milhas Brasileiras, em São Paulo. Em 1957, garantiu o quinto lugar entre 48 pilotos.

Osvaldinho corria com a barata 128, uma Ford 1940. Seus mecânicos eram Oscar Procat, Hugo Hagemann e Aldo Costa. Sua paixão era tanta que, mesmo se recuperando de uma cirurgia, participou do 1º Circuito dos Vales do Taquari-Rio Pardo-Jacuí, em 1952, sendo acompanhado pelo médico André Bator para o caso de algum atendimento de urgência.

Publicidade

Em 1961, quando as corridas nas estradas foram proibidas, ele passou a disputar os Quilômetros de Arrancada, onde também era imbatível. Hoje, seu nome batiza a pista do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

Foto: Divulgação

Pesquisa: arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.