Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

No tempo da lepra

Na pandemia do coronavírus, voltam à memória doenças que mataram ou deixaram sequelas em milhares de pessoas. Uma foi a lepra (hanseníase ou Mal de Hansen), que teve disseminação no Brasil e mesmo em Santa Cruz nas primeiras décadas do século passado.

O médico alemão Heinz von Ortenberg (1879- 1959), que veio para o município em 1907 e foi diretor clínico e técnico do recém-inaugurado Hospital Santa Cruz, atendia pacientes com lepra, doença que não tinha cura. Em 1936, ele escreveu um artigo sobre o tema.

Foto: Divulgação

Alertou que os focos estavam espalhados pelo País e defendeu o isolamento dos doentes, como já ocorria em estados como Minas, Rio e São Paulo. Para ele, a inexistência de um leprosário no Rio Grande do Sul dificultava a contenção do contágio.

Publicidade

Avaliou que a disseminação devia-se à desinformação, à falta de cuidados com a higiene e ao convívio de enfermos com familiares e amigos. Disse ter encontrado uma senhora com lepra atendendo em seu armazém, tomando mate com os clientes e distribuindo correspondências para toda a vila e arredores.

Também lamentou a falta de medicamentos. Explicou que amenizava o sofrimento com o uso do óleo de chaulmoogra (conhecido por Antileprol e Calmestrol). Nas mãos e pés, aplicava Padutin, produto usado para frieiras e que conseguia conter a hemorragia e melhorar as condições dos membros ameaçados por gangrena. Ainda utilizava um velho preparado de prata (Silbersalvarsans) no combate à infecção.

Em 1937, o Estado ganhou seu leprosário, o Hospital Colônia Itapuã, em Viamão. Lá os doentes eram internados compulsoriamente. A pequena cidade chegou a ter 2,5 mil habitantes. Com o advento da sulfona, na década de 40, foi encontrada a cura para a doença. Mas o enclausuramento só deixou de ser obrigatório em 1962.

Publicidade

Livro: Heinz von Ortenberg – Médico do Kaiser e de Santa Cruz (Leandro S. Telles)

Foto: DivulgaçãoIgreja era um dos maiores prédios da Colônia de Itapuã
Igreja era um dos maiores prédios da Colônia de Itapuã

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.