Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Edifício da Aliança

O prédio histórico da Sociedade Aliança, que foi reformado para sediar a filial de uma rede de lojas, é o nosso tema de hoje. O edifício foi inaugurado em abril de 1900.

Em 1854, quando foram demarcados os lotes do futuro povoado de Santa Cruz, a Igreja Católica recebeu a gleba onde fica a Catedral. Nos domingos, os colonos vinham para as missas e permaneciam na área em volta, trocando e vendendo mercadorias.

Para abrigar esse povo, foi erguido um pavilhão à direita da antiga igreja matriz. Esse foi o embrião da Aliança, fundada em 26 de abril de 1896, tendo Guilherme Hansel como primeiro presidente.

Publicidade

Quando o pavilhão tornou-se pequeno, os católicos decidiram erguer um novo prédio. Em 1898, o padre Francisco Schleipen, coordenador das obras na arquidiocese, veio a Santa Cruz e deu as orientações para a construção.

Em janeiro de 1899, o bispo de Porto Alegre, dom Cláudio Pôncio de Leão, procedeu a bênção da pedra fundamental. O belo edifício de dois pisos ficou pronto em abril de 1900.

O enorme salão era em madeira e circundado por um camarote. Todos os grandes eventos da cidade ocorriam no palco da Aliança Cathólica. A primeira projeção de cinema, em 26 de janeiro de 1902, foi no novo espaço.

Publicidade

Nos bailes de antigamente, o padre tinha lugar reservado no camarote, de onde observava os dançarinos. Se julgasse que alguém estava faltando com o respeito, pedia a algum membro da diretoria para alertar o casal. Mesmo que houvesse uma diretoria civil, o presidente de honra do clube era um padre. Apenas em 1964, ela rompeu seus vínculos religiosos e seu nome mudou para Aliança Santa Cruz.

No final dos anos 70, o prédio passou por uma grande reforma interna. O velho salão de madeira foi demolido e deu lugar a uma construção em alvenaria.  
 

Foto: divulgaçãoReforma do antigo salão começou no final da década de 1970 | Foto: Arquivo de Dulce Meininger/Divulgação/GS
Reforma do antigo salão começou no final da década de 1970 | Foto: Arquivo de Dulce Meininger/Divulgação/GS
 

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.