Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

A chegada da televisão

Na última sexta-feira, foram comemorados os 70 anos da inauguração da primeira emissora de televisão do Brasil, a Tv Tupi de São Paulo. Em Santa Cruz do Sul, a modernidade chegou nove anos depois.

Em meados de 1959, o empresário santa-cruzense Carlos Gustavo Hoelzel, sócio-fundador da Mercur, viajou a Buenos Aires e de lá trouxe o primeiro aparelho de televisão da cidade, que foi instalado na sua residência, em Linha Capão da Cruz. Ele só captava emissoras da Argentina e Uruguai, com bastante chuvisco. Mesmo assim, muitos iam até lá conhecer a novidade.

Em 20 de dezembro de 1959, foi inaugurada a TV Piratini em Porto Alegre. A antiga Ferragem Baumhardt, que era na Rua 28 de Setembro, quase esquina com a Tenente Coronel Brito, colocou um aparelho na porta da loja para os santa-cruzenses conhecerem o lançamento. Quem passava pelo Centro parava para olhar. O antigo Bazar Rex (onde hoje é a Taqi) também trouxe a novidade e usou a mesma estratégia: o aparelho ficava ligado na vitrine para a população admirar. 

Publicidade

Foto: DivulgaçãoDeborah e os manos Flávia e Jorge usando a tevê na casa de Norma e Heini Hoelze
Deborah e os manos Flávia e Jorge usando a tevê na casa de Norma e Heini Hoelze

A primeira televisão no Bazar Rex foi comprada pelo empresário Jorge Emílio Hoelzel, irmão de Carlos. Ele a instalou em sua casa, em Linha Santa Cruz, e captava imagens da Piratini já com qualidade um pouco melhor. Quem lembra é o radiotécnico Ênio Wolf. O Corinthians fez uma grande promoção, sorteando uma tevê Admiral. Ela saiu para o bilhete 013, em nome do menino Jorge Hoelzel Neto.

Cautelosos para ver se a novidade “iria pegar”, as lojas só vendiam televisores por encomenda. No entanto, na medida em que surgiam antenas maiores e a qualidade da imagem melhorava, as vendas cresciam.

Logo ela virou sonho de consumo. Quem não tinha televisor ia para as casas dos vizinhos acompanhar as novelas e os seriados como Rin-Tin-Tin, A Marca do Zorro, Bonanza, as lutas livres e outros. Hoje, a tevê está presente em praticamente todas as residências da cidade e em 97% dos lares brasileiros.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.