Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Pelé do punhobol

O punhobol, esporte semelhante ao vôlei e muito difundido na Europa, já teve adeptos em Santa Cruz. Quem lembra é o leitor Alceu Zingler, que foi praticante na década de 70.

Ele surgiu na Itália, mas expandiu-se na Alemanha a partir de 1893. No Estado, começou a ser praticado em 1911, na Sogipa de Porto Alegre. Logo chegou a outras cidades de colonização alemã, como Santa Cruz. Os jogos eram no campo da Sociedade de Tiro e Caça (campo do Mauá).

Com o passar do tempo, ele perdeu o interesse e apenas um pequeno grupo de veteranos o praticava no campo do Benfica, na Vila Jardim (Bairro Santo Inácio), como passatempo. A gurizada da redondeza acompanhava, nos sábados à tarde, e eram convidados para jogar. O resultado foi tão bom que os atletas Ruben Mohr e Walter Brand criaram o Departamento Juvenil de Punhobol da Sociedade Ginástica.

Publicidade

Com o apoio do presidente da Ginástica, Cláudio Backes (Risada), o time participava de partidas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Campo Bom e outras, entre 1971 e 1973. O principal atleta do juvenil era o saudoso Juarez Franco (1955-2019), o Bola, que depois tornou-se um dos grandes nomes do basquete, do vôlei e do tênis.

Durante uma apresentação em Porto Alegre, o correspondente da revista Der Spiegel ficou impressionado com o show do garoto Bola, de 16 anos, e o definiu como o “Pelé do punhobol”. A equipe juvenil era muito respeitada e foi mantida por mais de dois anos.

Foto: Acervo PessoalBola: quando garoto foi destaque no punhobol
Bola: quando garoto foi destaque no punhobol

O punhobol (Faustball,em alemão) era disputado, preferencialmente, em um gramado ao ar livre, mas hoje ocorre também em locais cobertos. Cada time tem cinco jogadores (e três reservas), que só podem rebater a bola com o punho fechado e defender com o antebraço. A quadra possui 50 metros de comprimento (25 para cada lado) por vinte de largura. A rede ou corda possui dois metros de altura. No naipe feminino, 1,90m.

Publicidade

O Brasil é bicampeão mundial masculino (1999 e 2003) e campeão feminino (2003). Em Santa Cruz, o punhobol deixou de ser praticado há vários anos.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.