Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Tênis vem da Alemanha (I)

Em 1907, a convite das Irmãs Franciscanas, que estavam prestes a inaugurar o Hospital Santa Cruz (1908), chegou à cidade o médico alemão Heinz von Ortenberg, acompanhado da esposa Gertrud. Na bagagem, trouxeram raquetes e bolas de tênis, pois não queriam ficar sem seu esporte favorito.

O tênis, considerado um esporte de elite, já era praticado na Europa desde 1896. Nas horas de folga, o casal treinava em um campo improvisado na Chácara Bartholomay, que era na Rua Marechal Floriano, onde fica o ginásio do Corinthians. Vários amigos se interessaram e também começaram a jogar.

Heinz providenciava raquetes e bolas junto a tenistas de Porto Alegre, onde já funcionavam dois clubes, e outras eram importadas da Alemanha. Em 9 de janeiro de 1910, em jantar na casa do médico, foi fundado o Tennis Club Waldmeister. Além do anfitrião, constam como fundadores Gaspar e Paula Bartholomay, Rudolf e Frida Freudenfeld, Ernest Peschel, Julius Bartholomay, Alice Meinhardt, Irma Peschel, Pedro Huch e Adelina Barth. Não estavam presentes os sócios ativos Alice Heuser, Rudolf e Alma Schick, Alfredo Heuser e Henrich Heuser. Como sócios passivos aparecem Maria Falk e Hermann Reuschlin.

Publicidade

Foto: DivulgaçãoHomens e mulheres elegantes praticavam tênis em Santa Cruz, no início do século passado
Homens e mulheres elegantes praticavam tênis em Santa Cruz, no início do século passado

O Waldmeister (mestre da floresta) foi o primeiro clube de tênis do interior e o terceiro do Rio Grande do Sul. Seu primeiro presidente foi Gaspar Bartholomay. Na sua chácara, na esquina das ruas Marechal Floriano e Tiradentes, surgiu a primeira quadra (campo de grama) de tênis de Santa Cruz.

Também foi construído um galpão, onde os atletas podiam descansar na sombra e trocar de roupa. Todos vestiam-se com elegância. Os homens usavam boné, gravata, calça e camisa branca de manga comprida. Elas trajavam vestidos brancos, longos e chapéu. O médico Ortenberg é considerado o introdutor deste esporte no município.

CONTINUA.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.