Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Em 1938, corrida de carros em Venâncio atraiu os principais pilotos do Estado

O aposentado Delmar Dreyer guarda, com muito carinho, fotos do Circuito de Automobilismo Cidade de Venâncio Aires, realizado em 23 de janeiro de 1938. As imagens históricas mostram como eram os carros de corrida nas primeiras décadas do século passado e têm um significado ainda mais particular para ele: a mãe do leitor foi a madrinha da prova.

O evento atraiu pilotos de várias cidades do Estado. De Porto Alegre veio o conhecido corredor Norberto Jung (vencedor do circuito) e Catharino Andreatta, que ficou em segundo. No decorrer dos anos, Catharino tornou-se o piloto mais famoso do Rio Grande do Sul.

A prova em Venâncio foi realizada dentro da cidade, e o grande público se postou na calçada da Rua Osvaldo Aranha. Na época, ela não era pavimentada e a Igreja São Sebastião Martir estava em obras.

Publicidade

Nos anos 1930, as carreteiras eram carros de passeio (inclusive calhambeques) adaptados de forma artesanal para as corridas. Elas não tinham teto e qualquer capotagem poderia ser fatal para o piloto. Nas fotos, constam os nomes dos condutores.

Como madrinha do circuito foi escolhida a jovem Meta Johann, que teve a honra de entregar os troféus aos vencedores. Algum tempo depois, ela veio residir em Santa Cruz, onde conheceu e casou-se com o viúvo Walter Dreyer. Da união nasceu Delmar.

Dreyer era farmacêutico e muito conhecido no Estado como atleta de esportes olímpicos. Na década de 1940, ele foi tricampeão gaúcho de ginástica em aparelhos.

Publicidade

Foto: DivulgaçãoO Ford 14 pilotado por Toninho. Fotos não trazem o nome completo do piloto
O Ford 14 pilotado por Toninho. Fotos não trazem o nome completo do piloto
Foto: DivulgaçãoO carro 6 era dirigido por Klamt, que foi muito aplaudido durante a prova
Klamt foi muito aplaudido durante a prova
Foto: DivulgaçãoA primeira carreteira de Catharino Andreatta fez sua estreia em Venâncio
A primeira carreteira de Catharino Andreatta fez sua estreia em Venâncio

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.