![]() |
O microblog twitter caiu definitivamente nas graças dos internautas. As diferentes notícias e comentários postados no dia a dia viraram febre mundial. Mas só é possível enviar textos com até 140 caracteres. Nesse caso, ressurgiram as ferramentas de compactação de endereços de sites (URLs). Criado pelo diretor de tecnologia, o paulista Jonny Ken Itaya, o migre.me se transformou em sensação na internet. Durante palestra ontem à tarde, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ele falou sobre o sucesso que, no início, não passava de uma brincadeira.
Itaya participou da programação do Empreende Tchê!, promovido pela Incubadora Tecnológica da Unisc e que integra as atividades da 5ª Semana do Empreendedor. O criador explica que, além de encurtar URL, o migre.me virou um portal dos links mais interessantes do dia, contemplando também quem não usa twitter. Lá, o internauta pode encontrar dicas de curiosidades, promoções, saber sobre eventos ou até mesmo acompanhar o que acontece de importante na internet no momento.
São, em média, 30 redirecionamentos por segundo. “Com o crescimento do twitter, a ideia é que mais pessoas acabem usando a ferramenta para filtrar os conteúdos’, destaca. No lançamento, em fevereiro do ano passado, Itaya recorda que o servidor não suportou a quantidade de acessos. Passado pouco mais de um ano, o diretor de tecnologia comemorou as facilidades do migre.me. “É tudo momentâneo. Você consegue também contar o número de cliques e quantas vezes essa URL foi repassada. Quanto mais, significa que o link é interessante”, ressalta.
Jonny Itaya abordou ainda o termo web 2.0, usado para definir a chamada segunda geração da internet, fortemente marcada pela interatividade, pelos conteúdos gerados por usuários e pela personalização de serviços. “É voltado à pessoa que tem uma comunidade no orkut, escreve a respeito de alguma coisa, quem tem um blog, twitter, facebook, entre outras ferramentas sociais. O usuário comum não precisa mais ter nenhum conhecimento de programação para colocar um conteúdo no site”, salienta.
NATIVAS DIGITAIS
Segundo Itaya, os blogs deram o grande salto em web 2.0. “Acabou com essa barreira de só a pessoa que tinha conhecimento. Hoje em dia qualquer um é capaz de colocar um conteúdo. Minha mãe tem 60 anos e um blog sobre imagens que ela gosta de desenhar. Isso facilitou a vida das pessoas”, sublinha.
O idealizador do migre.me fez um alerta para que os pais cuidem o que seus filhos acessam ou escrevem nessa era tecnológica. “As crianças são nativas digitais de celular e internet. Para elas é supercomum acordar de manhã e acessar o computador, já faz parte do dia a dia delas. É necessário que haja um acompanhamento frequente.”
Plástico
Desmitificar a imagem do plástico como um vilão ambiental. Esse é o objetivo da palestra Programa Sustenplást - Os artefatos plásticos e o meio ambiente, que o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado (Sinplast), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI), promove hoje, às 18 horas, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Programação
•• 9 horas - Feira de Empreendedorismo e Mostra Tecnológica
Local: Ginásio pedagógico da Unisc
•• 14 horas - Cine Empreendedor
Local: Auditório do Sesi de Santa Cruz
•• 18 horas - Palestra Os artefatos plásticos e o meio ambiente
Local: Auditório central da Unisc
•• 20 horas - Painel Empreendedor: Programa de auditório ao vivo na rádio Gazeta AM 1180 - Tema: Novos Negócios
Palestrantes: secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper; diretor presidente da SIM Telecomunicações, Alessandro Ribas; presidente da InternetSul, Fabiano Vergani e o presidente do Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação no Estado e consultor em web, William Ceolim